Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Chegar ao Corvo e ficar para sempre

A ilha do Corvo tem quatro quilómetros por sete e 400 habitantes. É a mais pequena do arquipélago dos Açores, e uma das mais ocidentais, em conjunto com a das Flores. Está agarrada à placa tectónica do continente americano, e cercada por águas muito profundas e alterosas, de vagas largas e rugido cavo.

Foi originada por um vulcão, há 700 mil anos, e assemelha-se a um monstro marinho de carapaça escura coberta de musgo. É uma montanha, mais alta de um lado que do outro. No flanco mais abatido situa-se a vila, incrustada e encolhida, de ruas estreitas e casas de pedra, fazendo lembrar mais uma medina árabe do que uma povoação açoriana. Diz-se que foi construída assim por necessidade de protecção, das tempestades ou dos piratas. O facto é que é minúscula e acanhada. O facto de a ilha ser pequena não levou os habitantes a espalharem-se pelo espaço disponível, mas a encolherem-se ainda mais, a reduzirem-se.

LEIA A REPORTAGEM INTEGRAL DA "FUGAS", AQUI