Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, 19 DE MAIO

Marinha Portuguesa recebe Medalha de Ouro da Cidade de Almada

A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, entrega hoje, 19 de Maio, a Medalha de Ouro da Cidade de Almada à Marinha Portuguesa, representada pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.


A entrega vai realizar-se no Teatro Municipal de Almada, após o intervalo do Concerto Oficial da Banda da Armada, com início às 22h, a propósito das celebrações do Dia da Marinha, que este ano decorrem em Almada.

A decisão desta distinção foi tomada, por unanimidade, no passado dia 9 de maio, em reunião extraordinária de Câmara, «considerando que a Marinha portuguesa constitui um dos pilares essenciais da defesa e garantia da soberania e independência nacionais, assumindo por esse facto um papel institucional de extraordinária relevância e importância no nosso país».

Segundo a deliberação tomada pelo executivo municipal, tem sido relevante «a importância e a dimensão que a cooperação institucional ativa entre o Município de Almada e a Marinha portuguesa vem representando para a vida local para o desenvolvimento do Concelho, nas múltiplas áreas de atividade e intervenção objeto de intercâmbio de experiências, conhecimentos e saberes».

A Medalha de Ouro da Cidade de Almada é atribuída a pessoas individuais ou coletivas, que se hajam destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município ou aos seus habitantes, de forma exemplar e duradoura e cujo nome tenha ficado, por tal facto, intrinsecamente ligado à vida e à história do Município de Almada.

Marinha no concelho de Almada

A presença da Marinha no concelho de Almada traduz-se na existência de vários organismos na freguesia do Laranjeiro, entre os quais a Base Naval de Lisboa, a Base de Fuzileiros, a Escola de Tecnologias Navais e a Escola Naval. Também ali funciona o Arsenal do Alfeite, estaleiro naval desde sempre ligado à Marinha.

Fruto de uma estreita cooperação institucional com o Município Almadense, em Cacilhas está a consolidar-se um importante polo cultural ligado à Marinha Portuguesa, com o farol de Cacilhas e um núcleo museológico do Museu de Marinha que já inclui a Fragata D. Fernando II e Glória e, futuramente, o submarino Barracuda.

Na sequência desta cooperação, o concelho de Almada recebe este ano as celebrações nacionais do Dia da Marinha, entre 12 e 20 de maio. Atividades radicais, visitas a navios, batismos de mar e concertos musicais são algumas das iniciativas que decorrem neste período, culminando com a cerimónia militar e a demonstração de capacidades, na manhã do dia 20, em Cacilhas.







Artigos relacionados:

  • Marinha comemora o seu Dia
  • Vasco da Gama chega à Índia