Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MADEIRA

Inauguração das novas lanchas da APRAM

O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou esta terça-feira as duas novas lanchas da Administração de Portos da Madeira, APRAM, com o nome de "Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do Farol", uma destinada aos pilotos de barra e a outra, multiusos, para diversas funções de apoio a serviços portuários e costeiros.

Alberto João Jardim embarcou mesmo numa das lanchas, onde pôde verificar as condições e os modernos equipamentos eletrónicos como um radar, um AIS, um GPS e dois VHF Sailor com DSC.

No discurso, o Presidente do Governo relevou o trabalho que está a ser feito nos Portos da Madeira e referindo-se à greve dos controladores aéreos, reconheceu que a greve é um direito dos trabalhadores, mas "é preciso ver as condições em que o país se encontra."

Nessse sentido, afirmou que "o país não pode ser refém de interesses corporativos" e considerou fundamental uma intervenção enérgica do governo da república.

As duas embarcações vêm preencher lacunas do ponto de vista operacional e são essenciais no apoio aos navios de cruzeiro e de carga. Vão também facilitar e melhorar o trabalho no combate à poluição e a situações de emergência.

Neste tipo de serviços, o embarque e desembarque é feito sempre em mar aberto, onde as condições de trabalho, especialmente nos meses de Inverno, são mais adversas e por isso, exigem qualidades náuticas como robustez, estabilidade e manobrabilidade, entre outras, que são fundamentais à segurança e eficiência nas operações.

As duas lanchas representam um investimento na ordem de 1.398.000,00 €, um investimento apoiado pelo Fundo de Coesão em 62,92%, no âmbito da modernização e reordenamento do Porto do Funchal.

A cerimónia de inauguração iniciou-se com a benção das duas lanchas pelo superior da Ordem dos Franciscanos na Madeira, Nélio Mendonça.