Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Aniversário do «Creoula» com sabor a vinho

Uma centena de passageiros brindou, dia 10 de Maio, com edições únicas de vinho da região da Península de Setúbal para celebrar os 75 anos do Navio Creoula, no Cais da Marina do Parque das Nações, em Lisboa. O evento, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), a bordo do Navio Creoula, contou com as produtoras José Maria da Fonseca, SIVIPA e Malotojo, jornalistas e consumidores e oficiais da Marinha.

Em homenagem aos 75 anos do Navio Creoula e à Marinha Portuguesa foram apresentadas e degustadas quatro edições especiais de vinho da região – Tinto, Tinto Reserva, Branco e Moscatel Roxo – com as insígnias «Creoula». Depois das campanhas de pesca e das temporadas de treinos para profissionais do mar, o Navio Creoula tem um significado especial para a responsável de direcção da CVR da Península de Setúbal, Maria de Lurdes de Atalaia, que elogia “a ideia extraordinária de assinalar a efeméride com vinhos comemorativos, com rótulos e imagens próprias. Este é um dia que vai ficar no tempo e na memória e a celebração que agora fazemos será transformada em muito mais do que um momento”. Na opinião da representante, “há uma grande ligação da CVR com o mar” e “é muito importante partilhar um momento com a Marinha Portuguesa”.

João Afonso, representante da José Maria da Fonseca, afirmava que “é um prazer colaborar com a Marinha Portuguesa, com quem por tradição tem uma ligação muito estreita desde há muitos anos”. Explica o responsável que “quando foi lançado o desafio de criar um vinho com o nome Creoula a produtora tinha de seleccionar um vinho branco coroado com a casta Moscatel, a mais tradicional da região”.
Na visão de Luís Simões, enólogo residente da Malotojo, “é com muito orgulho que realizaram a produção dos dois vinhos, um vinho corrente da casta emblemática da Península de Setúbal castelão conjugada com o Syrah e um Reserva que combina a Touriga Nacional, a casta mais importante para o sector vitivinícola português, e o Alicante Bouschet”. Como resultado, explica Luís Simões, criou-se “um vinho exótico e com grande influência marítima”.

Para Filipe Cardoso, enólogo e administrador da SIVIPA, “foi com orgulho que em parceria com o Navio Creoula seleccionaram o melhor produto da SIVIPA, o Moscatel Roxo”. A escolha, nas palavras do porta-voz da produtora, pretende igualar “a grandiosidade do navio e a importância da Marinha Portuguesa”.
Os vinhos comemorativos Navio Escola-Sagres e Creoula estão à venda nas lojas oficiais das produtoras José Maria da Fonseca e Malotojo. A SIVIPA já avançou com as suas edições especiais de vinho para pontos de venda nas cadeias comerciais da região da Península de Setúbal.
 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Venha aprender e navegar a bordo do Creoula