Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Empresários propõem plano director de transportes para Portugal e Espanha

Empresários portugueses e espanhóis reunidos esta quarta-feira na Cimeira Empresarial Luso-Espanhola decidiram propor, no âmbito do grupo de trabalho sobre cooperação transfronteiriça, um plano director de transportes comum aos dois países.

Na leitura das conclusões da discussão que ocorreu durante a manhã no Palácio da Bolsa, no Porto, enquanto decorria em simultâneo a Cimeira Ibérica na Alfândega, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) referiu que uma das prioridades deve ser o estabelecimento de um plano director que tenha como objectivo olhar para o desenvolvimento das ligações Porto-Vigo e Aveiro-Salamanca.

Outras das prioridades definidas por este grupo de trabalho incluem a atenção a dar ao "valor económico da língua", o reforço do financiamento e a aposta na competitividade empresarial.

Ao mesmo tempo, o tema da mobilidade e circulação de trabalhadores entre os dois países, bem como o reconhecimento de competências deve ser alvo de ação, segundo os empresários, que vão transmitir as suas propostas aos chefes de Governo dos dois países.

"Temos em Portugal o chamado portal da empresa, um portal eletrónico onde as empresas têm acesso a toda a informação publicada sobre mercados. Porque não propor uma ligação entre os portais de empresa dos dois países?", questionou, a título de exemplo das potenciais parcerias, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros, que por várias vezes sublinhou a importância da questão dos transportes entre os dois países.

Portugal e Espanha comprometem-se hoje a concluir até 2018 a ligação ferroviária de mercadorias em bitola europeia entre Lisboa e Irún (fronteira franco-espanhola), com passagem por Sines, Caia e Madrid, segundo a declaração da XXV Cimeira Luso-Espanhola.

Fonte diplomática disse à Lusa que o texto da declaração final do encontro, que decorre hoje no Porto, prevê ainda a concretização "o mais rapidamente possível" (mas sem data estabelecida) da ligação ferroviária de mercadorias Aveiro-Salamanca-Irun.

Ainda no setor dos transportes o documento prevê a eletrificação da ligação entre Vilar Formoso e Medina del Campo (Espanha) até 2015.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB