Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PARA COMEMORAR OS 75 ANOS DO «CREOULA»

Vinhos da Península de Setúbal de regresso ao mar

Após as comemorações do Navio-Escola Sagres, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) associa-se ao aniversário dos 75 anos do Navio Creoula, dia 10 de Maio, na Ponte Cais da Marina do Parque das Nações, em Lisboa. Malotojo, José Maria da Fonseca e SIVIPA são as produtoras eleitas para representarem os vinhos da região da Península de Setúbal, num evento para recordar a história do navio sob a bandeira portuguesa.

A bordo do Navio Creoula vão decorrer as apresentações das edições especiais dos vinhos para os críticos de vinho, jornalistas, produtores e amantes do vinho. Para celebrar a data especial, uma gama limitada – com um Tinto, um Tinto Reserva, um Branco e um Moscatel Roxo – vai estar disponível para prova para os tripulantes com as insígnias do “Creoula”. A par das provas de vinhos, a programação inclui animações, música e diversão.

“Um espaço tão respeitável como o Creoula e uma data comemorativa como o seu aniversário de 75 anos são a forma mais prestigiante de redescobrir os vinhos da Região da Península de Setúbal”, explica Henrique Soares, Presidente da CRV da Península de Setúbal. “É uma vez mais com orgulho que trazemos uma parte da cultura regional dos nossos vinhos para bordo de um navio sobre o Tejo”, conclui.

O evento conta já com a participação da Armada, da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações (ANMPM), da Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações (AMCPN), do Pavilhão do Conhecimento, do Oceanário e da empresa Pascoal.

Setenta e cinco anos passaram desde que o Creoula foi lançado ao mar pela primeira vez. No dia 10 de Maio de 1937, o navio realizava a primeira campanha de pesca nos bancos da Terra Nova e na Gronelândia. O Navio tem sido um dos grandes meios para a pesca do bacalhau, um símbolo nacional da gastronomia portuguesa, registando pescas de 36 toneladas. Em 1979, o Creoula foi comprado na sequência de uma Parceria-Geral de Pescarias da Secretaria de Estado das Pescas, e tem sido um Navio de Treino de Mar para profissionais ligados ao mar.
 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Porto de Aveiro e «Santa Maria Manuela» de mãos dadas
  • À vela, para os que são mesmo amantes do mar
  • APORVELA no «Creoula»
  • Aporvela volta a efectuar uma viagem no «Creoula»
  • Visita guiada ao antigo bacalhoeiro Santa Maria Manuela
  • «Santa Maria Manuela» na Marina Parque das Nações
  • APORVELA no «CREOULA»
  • Campanha Científica e Curso Prático de Biologia Marinha a bordo do navio Santa Maria Manuela
  • Projecto Educativo «Filho de Peixe Sabe Nadar»
  • Actividades do «Creoula» em 2011
  • Navio Creoula faz 74 anos esta terça-feira