Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

José Manuel Viegas nomeado secretário-geral do ITF

O consultor em transportes e professor do Instituto Superior Técnico, José Manuel Viegas, foi eleito para o cargo de secretário-geral do ITF – International Transport Fórum, organização internacional que faz parte da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e que todos os anos junta os Ministros dos Transportes de 53 países.

A eleição para este cargo, um dos mais importantes a nível mundial na área dos transportes e bastante prestigiante para Portugal, foi conseguida com 35 votos a favor e 15 contra, tendo contado com o «apoio inexcedível do Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Secretaria de Estado dos Transportes» referiu, em exclusivo, à Transportes em Revista (TR), José Manuel Viegas.

Contactado pela TR, o novo diretor-geral do ITF referiu que «este é um novo desafio que vou enfrentar e que decidi aceitar. O primeiro desafio passa por reforçar a estrutura interna do ITF de modo a encontrarmos um novo caminho de afirmação. Mais tarde iremos abordar os termos técnicos. O nosso objetivo passa também por reforçar o número de países e de ministros presentes, no entanto é um processo que tem de ser feito com algum cuidado. No ano passado, com a entrada da China e da India, alargou-se o âmbito mundial do ITF, mas queremos chegar aos cinco países que fazem parte do G20 que ainda não estão presentes, nomeadamente, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Indonésia e Argentina».


A eleição ocorreu durante o ITF Fórum, que decorre entre 2 e 4 de maio, em Leipzig, Alemanha, e que junta os ministros de 53 países a nível mundial, assim como técnicos, consultores e especialistas mundiais na área dos transportes. No seu discurso, José Manuel Viegas fez questão de agradecer «aos ministros que me elegeram para o cargo de secretário-geral do ITF. Estou ansioso por fazer deste evento um exemplo de "network governance" e promover políticas de transportes inovadoras baseadas no conhecimento».

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB