Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TOTAL DE MERCADORIAS CRESCE 22%

Exportações com novo máximo histórico no Porto de Sines

O Porto de Sines fechou o 1.º trimestre de 2012 com um crescimento global de 22,2% no movimento de mercadorias relativamente a igual período do ano anterior. Nos primeiros três meses do corrente ano foram movimentadas 6,96 milhões de toneladas de mercadorias, com os principais segmentos de carga a registarem um comportamento muito positivo.

Os Granéis Sólidos cresceram 25,2% e registaram um total de 1,15 milhões de toneladas movimentadas, os Graneis Líquidos cresceram 21,9% e atingiram o total de 4,27 milhões de toneladas de mercadorias e a Carga Geral registou um crescimento de 21,1% correspondente a 1,54 milhões de toneladas de mercadorias.

Na análise do desempenho dos primeiros três meses do ano, destaca-se ainda o forte aumento das exportações que registou um crescimento de 63,3% e permitiu obter o melhor trimestre de sempre na história do Porto de Sines no mercado das exportações, ao atingir 1,67 milhões de toneladas.

Nos Graneis Líquidos as principais exportações foram ao nível dos produtos refinados nos vários tipos de gasolinas, combustíveis para a aviação e os combustíveis para as máquinas marítimas, tendo como principais destinos os Estados Unidos da América, Espanha, Gibraltar, Marrocos, Reino Unido, Gana, Nigéria, Holanda, Turquia, Guiné-Bissau e México. Já na Carga Geral as exportações aumentaram bastante no movimento por contentor, sendo os principais produtos as pedras ornamentais (mármores), papel, produtos hortícolas e frutícolas, maquinarias e os plásticos, tendo como principais destinos praticamente todas as regiões do globo.

Na carga contentorizada, o terminal de contentores registou, neste trimestre, um total de 122.510 TEU movimentados (+7%), correspondendo a um crescimento de 21,7% na mercadoria movimentada por contentor.

Neste período, foram inaugurados os serviços para a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, através do Canal do Panamá e para a América do Sul abrangendo o Brasil, o Uruguai e a Argentina, serviços da responsabilidade da MSC, 2º operador mundial, que permitiram incorporar novas origens e destinos no tráfego de contentores por Sines.

Sines deu, igualmente, as boas vindas à CMA-CGM, 3º operador mundial de contentores, que iniciou, no final deste trimestre, a actividade de transporte marítimo regular em Sines, com um novo serviço de ligação a África.

MAIS DETALHES