Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CMA-CGM inicia serviço no Porto de Sines

O primeiro serviço da CMA-CGM no Porto de Sines teve início dia 13 de abril com a escala do navio “Jumme Trader” no Terminal XXI, onde movimentou 1.651 TEU. A recepção do primeiro navio da CMA-CGM, o terceiro armador mundial de contentores, reveste-se da maior importância no processo de desenvolvimento comercial do Terminal XXI, ocorrendo alguns dias depois da inauguração das obras de expansão deste terminal, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro.

O início deste serviço marca também o início das ligações regulares a África, completando, desta forma, a cobertura das principais regiões do globo com serviços diretos a partir do Porto de Sines. Com efeito, este novo serviço, designado “West Africa Express”, passa a ligar Sines aos portos de Tanger (Marrocos), Abidjan (Costa do Marfim), Lomé (Togo), Lagos (Nigéria), Cotonou (Benim) e Dacar (Senegal), podendo servir ainda outros portos africanos em função das necessidades comerciais em cada rotação.

Como é habitual na primeira escala de um novo serviço, foi entregue uma “cresta” do Porto de Sines ao comandante do navio, assinalando-se desta forma a importância do início de mais um serviço que se junta aos já existentes, mas desta vez com uma importância particular, pois, conforme referido, marca simultaneamente o início das operações de um novo armador e de um serviço para o continente africano.

Este é já o terceiro novo serviço no ano de 2012, juntando-se ao da América do Sul e ao do Canal do Panamá para a costa oeste da América do Norte, ambos da MSC. O Porto de Sines tem cada vez mais uma oferta completa de serviços diretos para todas as regiões do globo, em linha com a sua vocação natural de porto hub, tirando-se partido das suas novas capacidades para a receção e operação dos navios de contentores: 730 metros de cais, fundos de 17,5 metros, 5 pórticos super postpanamax e 24 hectares de parque de armazenamento.

A CMA-CGM é uma empresa que está orientada para o transporte de carga para todo o mundo, com grande cariz marítimo, mas oferecendo igualmente soluções completas porta a porta com recurso à intermodalidade, servindo todo o processo de transporte desde o ponto de encomenda até ao ponto de entrega da carga. Recorde-se que esta empresa iniciou também recentemente a operação de comboios entre o Porto de Sines e o seu hinterland, passando a ser para o tecido empresarial português uma forte opção na seleção do transporte completo para todo o mundo.
 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB