Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Aveiro e «Santa Maria Manuela» de mãos dadas

O Porto de Aveiro e a empresa proprietária do lugre “Santa Maria Manuela” assinaram esta quinta-feira um protocolo visando colaboração futura entre as duas entidades.

A publicitação da marca “Porto de Aveiro” em todas as viagens e actividades desenvolvidas no emblemático navio, é um dos compromissos assumidos no protocolo pela Pascoal & Filhos, S.A.

Por seu turno, a APA, S.A. compromete-se a isentar o “Santa Maria Manuela” do pagamento da Tarifa de Uso do Porto aplicável ao navio (TUP/navio), quando a referida embarcação escale ou permaneça no Porto de Aveiro.

José Luís Cacho, Presidente da APA, e Aníbal Paião, Administrador da Pascoal & Filhos, manifestaram, no acto da assinatura, o desejo de uma profícua cooperação entre as duas entidades, prometendo estudar rapidamente um conjunto de iniciativas a desenvolver no Santa Maria Manuela.

Pertencente à Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleeg), o lugre “Santa Maria Manuela” é símbolo vivo de um período mítico da pesca do bacalhau, de inestimável valor histórico e cultural, tendo sido restituído ao património identitário nacional e regional pela empresa Pascoal & Filhos, S.A., que, no ano de 2010, concluiu o projecto de recuperação e exploração do navio.

Este projecto, que em 2008 recebeu “Declaração de Interesse para o Turismo”, resgatou o lugre bacalhoeiro a um fim anunciado e devolveu-o ao seu mar e às suas gentes, transformando-o num espaço destinado ao turismo cultural de vocação marítima e à investigação científica, onde se desenvolvem, entre outras, actividades ligadas à cartografia marítima, princípios de navegação à vela, funcionamento dos instrumentos náuticos, história da pesca do bacalhau ou biologia marinha.

Ciente da assim ressaltada vocação turística do “Santa Maria Manuela”, é convicção da APA, S.A., que o navio configura um veículo privilegiado para a promoção comercial da marca “Porto de Aveiro”, oferecendo a possibilidade de divulgar o porto e os serviços nele prestados junto de um vasto público nacional e internacional;

Estando a APA empenhada no exercício de uma responsabilidade social activa na região em que se encontra inserida, vislumbra no “Santa Maria Manuela” a singular oportunidade de apoiar um projecto vocacionado para a promoção da investigação científica e divulgação de matérias intrinsecamente ligadas à identidade e património cultural da região.
 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Lugres Santa Maria Manuela e Creoula estreavam-se no Tejo
  • À vela, para os que são mesmo amantes do mar
  • Visita guiada ao antigo bacalhoeiro Santa Maria Manuela
  • «Santa Maria Manuela» na Marina Parque das Nações
  • Campanha Científica e Curso Prático de Biologia Marinha a bordo do navio Santa Maria Manuela
  • Projecto Educativo «Filho de Peixe Sabe Nadar»