Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DENUNCIANDO «CAMPANHA DE DESINFORMAÇÃO»

Adfersit esclarece que bitola europeia terá continuidade em Espanha

Em resposta às recentes notícias sobre a possibilidade da ligação em bitola europeia entre o porto de Sines e Badajoz não ter continuidade em território espanhol, a Adfersit emitiu um comunicado esclarecendo que essa hipótese não se coloca e que se tem assistido a "uma campanha de desinformação sobre as ligações ferroviárias internacionais em bitola europeia".

Ponto a ponto, a Adfersit refuta várias afirmações sobre esta matéria que foram divulgadas em vários meios de comunicação social nos últimos dias. Começa por esclarecer que em Espanha existirá continuidade da ligação em bitola europeia entre o porto de Sines e Badajoz, referindo que "de acordo com os planos espanhóis esta ligação, tal como a ligação da fronteira francesa até à fronteira portuguesa de Vilar Formoso, estarão construídas em 2020".

Sobre a afirmação de que a linha espanhola em bitola europeia entre a fronteira portuguesa e Madrid não está parametrizada para cargas pesadas, a Adfersit refere que é "igualmente falsa", visto que "a linha espanhola, tal como a da parte portuguesa, está preparada para cargas de 25 toneladas por eixo, o que é perfeitamente compatível com o tráfego de contentores".

Por fim, a Adfersit nega ainda que não existam planos espanhóis para mudar a bitola na sua rede, referindo que "é conhecida a intenção espanhola de mudar a bitola ferroviária, expressa no seu 'Plano Estratégico de Infraestruturas de Transportes', PEIT (2005-2020)".

FONTE
 
LEIA TAMBÉM

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Espanha garante linha de mercadorias a Portugal
  • Linha Sines-Badajoz não tem continuidade no lado espanhol
  • Passos Coelho quer ligar Sines a Espanha até 2014
  • Ministro da Economia quer ligação entre Porto de Aveiro e Espanha
  • Espanha já apresentou a sua rede transeuropeia de transporte
  • Sines pode ser primeiro porto Atlântico a ligar-se à UE
  • Eixo Ibérico em velocidade alta considerado prioritário
  • Porta Atlântica da Europa vai entrar nos carris?
  • A ligação Aveiro além Salamanca
  • Sines interessa a Madrid e Pequim
  • Passos Coelho confirma aposta na qualificação portuária e na ligação ferroviária
  • José Luís Cacho reage com satisfação ao anúncio de linhas ferroviárias de alta-velocidade entre Aveiro e Salamanca
  • Autoeuropa defende linha ferroviária europeia em Portugal
  • Santos Pereira defende criação de duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha
  • Santos Pereira defende que bitola europeia deve ir para além de Madrid
  • «Faz falta uma linha de bitola europeia que ligue Sines ao Poceirão»
  • Canal do Panamá alargado em 2014 é oportunidade para porto de Sines