Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

OPERAÇÃO DE DESMONTAGEM COMEÇA ESTA TERÇA-FEIRA

Titan do Porto de Leixões vai ter nova localização

O guindaste TITAN do Molhe Sul do Porto de Leixões, peça única de arqueologia industrial e verdadeiro ex-libris de Leixões, vai sofrer obras de reabilitação que obrigarão ao seu desmantelamento temporário e consequente “desaparecimento” do horizonte da linha de praias de Matosinhos Sul.

Os dois gigantescos guindastes movidos a vapor do século XIX que encabeçam cada um dos molhes do Porto de Leixões foram peças fundamentais na construção do mesmo e tornaram-se num dos principais símbolos do porto pela forma como dominaram a paisagem de Matosinhos durante mais de um século.

No entanto, o TITAN do Molhe Sul tem revelado alguma instabilidade estrutural e um elevado grau de corrosão, tendo sido já alvo de várias operações de manutenção e reforço de segurança. Agora, aproveitando a construção do futuro Terminal de Cruzeiros de Leixões, o guindaste será desmontado para receber longas e profundas obras de beneficiação que irão assegurar ao símbolo de Leixões muitos mais anos de vida.

Quando ressurgir na paisagem de Matosinhos, previsto para final de 2013 o TITAN estará já numa nova posição, cerca de 300 metros mais próximo das praias e da população, dando assim cumprimento ao projeto de requalificação do Molhe Sul do Porto de Leixões.

A operação de desmontagem do Titan terá início esta terça-feira, dia 3 de Abril.

Consulte a revista "Titan", em pdf (várias edições disponíveis)







Artigos relacionados:

  • 11 edições da «TITAN» disponíveis na web
  • Último número da TITAN já disponível
  • «O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões»
  • Disponível a edição de Agosto da «Titan»