Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ENQUANTO SE INCLINA PARA LESTE

Veneza continua a afundar-se

É um assunto discutido há décadas: Veneza continua a afundar ou estabilizou? De acordo com um novo estudo, publicado na revista “Geochemistry, Geophysics, Geosystems”, da American Geophysical Union, continua a afundar entre 1 a 2 milímetros por ano.

Na investigação, realizada por especialistas americanos e italianos, também ficou claro um outro dado: a cidade italiana dos canais está também a inclinar-se para leste. Estas medições foram realizadas com recurso a equipamentos GPS com radares e concluíram que em algumas zonas de Veneza os dados são ainda mais graves: 4 milímetros por ano.

Sem quererem fazer previsões que adivinham em absoluto como se vai comportar geologicamente o solo de Veneza. Mas são claros: o movimento das placas tectónicas têm levado Veneza a afundar-se e tentar retirar água do subsolo só tem piorado a situação. Este processo entretanto terminou, mas o aquecimento global e o consequente aumento do nível das águas também está a afundar esta cidade italiana.

fonte


 







Artigos relacionados:

  • Zona portuária de Fort Lauderdale
  • A Veneza holandesa
  • A Veneza da América
  • Passeando por Veneza, Lido e Murano