Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Exportação portuguesa privilegia Europa

As exportações portuguesas voltaram a subir em Janeiro em termos homólogos acima dos dois dígitos e, no conjunto de 2011, a subida das exportações foi de 15,1% em face do ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Metade das exportações nacionais teve os destinos tradicionais: Espanha, Alemanha e França, enquanto a maior subida percentual aconteceu com as exportações para o Brasil, embora este país não represente mais do que 1,4% do total das vendas nacionais para o exterior.

Espanha absorve 24,8% do total das exportações, a Alemanha, 13,6% e a França, 12%. Em termos homólogos, estes três países significaram uma quebra de apenas 0,4 pp.

Relativamente a Espanha, os dados do INE, citados pela Lusa, revelam que houve um "acréscimo quase generalizado" em todas as categorias de produtos, tendo o saldo final resultado num crescimento homólogo de 7,5% em valor. A exportação de veículos e outro material de transporte para a Alemanha resultou num aumento de 20,3% das exportações, enquanto para França o crescimento foi de 17,4%, e também com a categoria "Veículos".

Angola é o país com o qual Portugal tem o maior excedente no saldo da balança comercial, enquanto o maior défice acontece com Espanha.

Vantagem com Angola
O agravamento no saldo das trocas de combustíveis não permitiu a Portugal manter um grande diferencial no saldo da balança comercial com Angola que, mesmo assim, permite um excedente a Portugal de 1159 milhões de euros.

fonte



Visite o Canal da Associação
dos Portos de Portugal no YOUTUBE

 

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP)