Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Lisboa, entidades públicas e privadas criam Lisbon Cruise Club
A 28 de Fevereiro, no âmbito da reunião anual de trabalho sobre a actividade de cruzeiros, foi constituído formalmente o Lisbon Cruise Club, um projecto da iniciativa do Porto de Lisboa ecriado em conjunto com diversas entidades públicas e privadas de todos os sectores intervenientes na actividade de cruzeiros.
Tendo como principal objetivo a dinamização do sector dos cruzeiros em Lisboa, o Lisbon Cruise Club pretende fomentar o intercâmbio de experiências técnicas e práticas entre as Partes; promover o desenvolvimento sustentável de trabalho conjunto entre as Partes para melhor desenvolvimento do turismo de cruzeiros; promover a afirmação do porto de Lisboa como porto preferencial na atividade de cruzeiros e reforçar a afirmação de Lisboa como um destino de cruzeiros de elevada qualidade.
Assim, o Lisbon Cruise Club reunirá, no mesmo fórum, todos os intervenientes da atividade de cruzeiros que queiram cooperar no desenvolvimento dos referidos objetivos, e que no ato da sua formalização foram os seguintes:
APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A.; Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.; Agência de Viagens Blandy, Lda; AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.; ANTRAL – Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros; Associação de Dinamização da Baixa Pombalina; CARRISTUR, Inovação em Transportes Urbanos e Regionais, Lda; Douro Acima – Transportes, Turismo e Restauração, Lda; El Corte Inglés, Grandes Armazéns S.A., James Rawes Navegação, Lda; Lisnave Estaleiros Navais, S.A.; MELAIR – Agência de Viagens e Representações Turísticas, Lda; MSC Cruzeiros, S.A.; MSC Portugal S.A., Turismo de Portugal, I.P.; União de Associações do Comércio e Serviços e Viagens Abreu, S.A.
O Lisbon Cruise Club prevê, contudo, a adesão de novas entidades que se queiram vincular ao teor e aos objetivos do mesmo.
Da agenda fazia, ainda, parte, entre outros assuntos, a quarta edição da entrega de prémios aos intervenientes da atividade de cruzeiros durante a época de 2011.
Relativamente aos agentes de navegação que representam os operadores de cruzeiro no porto de Lisboa, foi entregue à James Rawes o prémio da categoria de agente de navegação com maior número de navios e de passageiros.
Já no que diz respeito aos agentes de viagem que organizam as excursões para os turistas de navios de cruzeiro, a Ibercruises foi presenteada por ter sido responsável pelo maior número de navios e de passageiros.
Quanto aos operadores de cruzeiro, a Royal Caribbean International recebeu o prémio da categoria de operador com o maior número de escalas e maior número de passageiros.
À Iberocruceros, por ter realizado pela primeira vez, em Lisboa, operações de interporting, foi entregue um prémio de reconhecimento.