Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORT STATE CONTROL

Glintt desenvolve portal para Agência de Segurança Marítima Europeia

Desde o célebre acidente do Titanic que a comunidade internacional tem vindo a desenvolver standards e convenções que procuram garantir a segurança das vidas no mar e a preservação dos ecossistemas marinhos. Porém, catástrofes como o Prestige (Galiza) ou, recentemente, o Costa Concordia (Itália), continuarão a preencher as agendas dos decisores políticos em todo o mundo e com elas a demanda de alinhar a tecnologia aos objetivos e necessidades da Agência Europeia e dos Estados Membros que apoia.

A Glintt desenvolveu o sistema que implementa o regime de inspeções de Port StateControl da região do Memorando de Paris que compreende a cobertura do espaço marítimo de toda a Europa e costa atlântica do Canadá e Rússia.

O Port State Control consiste num instrumento de garantia da segurança dos oceanos, é regulado por duas diretivas comunitárias que encerram um quadro legal e uma metodologia de deteção e controlo de navios levada a cabo pelas autoridades portuárias dos Estados Membros, apoiados pela Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA). É deste contexto que surge o THETIS, a tecnologia de apoio que comporta o registo de mais de 25,000 inspeções anuais, e com elas a determinação diária de um rating de risco dos 90 mil navios que fazem escala nas centenas de portos da região do Memorando de Paris.
A base da plataforma, revela-se inovadora na adoção combinada de tecnologias OpenSource e middleware Oracle para o desenvolvimento de um sistema crítico (Desenvolvido em JEE 5 sob a plataforma de portal Liferay)

Apoiada numa arquitectura orientada a serviços, a solução concebida por engenheiros da Glintt, integra informação em tempo real, tirando partido do stack de middleware da Oracle (Weblogic) permitindo suportar elevados níveis de escalabilidade, desempenho e estabilidade, promovendo a integração de mais de1.000.000 de movimentos de navios mês.

Estão já previstas várias fases de extensão do sistema, que permitirão melhorar a usabilidade e a qualidade da informação contida na Base de Dados, extendendo o uso desta informação a outros objectivos propostos para a Agência pelos estados membro no âmbito das actividades de Port State Control.
A solução implementada pela Glintt foi escolhida através de um concurso público internacional.


Visite o Canal da Associação
dos Portos de Portugal no YOUTUBE

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP)