Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SS PORT NICHOLSON NAUFRAGOU A 16 DE JUNHO DE 1942

Tesouro de 3 mil milhões de dólares descoberto no fundo do oceano

Investigadores americanos descobriram no fundo do mar os destroços de um cargueiro britânico, com uma carga de platina avaliada em três mil milhões de dólares, que foi torpedeado durante a II Guerra Mundial, noticia o jornal "Boston Globe".

A sociedade "Sub Sea Research", sediada no estado norte-americano do Maine, localizou o SS Port Nicholson no fundo do oceano, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Provincetown, no estado do Massachusetts, refere o jornal.

O Port Nicholson tinha partido de Halifax, no Canadá, em direcção a Nova Iorque quando foi torpedeado em 1942. Quatro pessoas morreram no naufrágio e 87 foram salvas.

A "Sub Sea Research" descobriu o tesouro avaliado em três mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) em agosto de 2008 com a ajuda de um robot subaquático.

De acordo com os investigadores, pelo menos 30 caixas que estavam a bordo do cargueiro britânico contêm lingotes de platina, metal precioso cujo preço tem registado uma subida exponencial desde o ano 2000.

"Há uma forte possibilidade de no fundo do mar se encontrarem também cerca de 10 toneladas de ouro e possivelmente alguns diamantes industriais", disse Greg Brooks, um dos responsáveis da "Sub Sea Research", ao jornal "Boston Globe".

Acontece que o governo britânico coloca reticências quanto ao valor do achado, duvidando que o navio naufragado transportasse platina, avança por seu turno a CBS NEWS (ler notícia aqui).







Artigos relacionados:

  • Projecto do CCMAR distinguido com bolsa da National Geographic Society
  • Local do desastre da Air France tem o melhor mapeamento submarino do mundo
  • Pequenas Delicadezas do Fundo do Mar
  • Guia para mergulhar
  • Safaris no fundo do mar
  • Os estranhos sons do fundo do mar