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LIGAÇÃO TEM INÍCIO HOJE

Portugal vai passar pelos Pirinéus todas as semanas

O dia 3 de Fevereiro de 2012 vai ficar marcado a ferros na História de Portugal: a primeira sexta-feira do mês é a data prevista para o arranque de uma ligação regular de transporte ferroviário de mercadorias a passar os Pirinéus, seguindo directamente para um país fora do território ibérico. Após duas viagens de teste, ligando Portugal e a Alemanha, a DB Schenker decidiu arrancar com um serviço semanal entre os dois países.

A DB Schenker Rail e a DB Schenker Portugal decidiram desenvolver a ligação ferroviária entre Portugal e a Alemanha a fim de satisfazer a procura dos clientes. O serviço regular arranca esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, com a partida simultânea de comboios de Portugal (Lisboa) e da Alemanha (Braunschweig).

Com saídas semanais, e um tempo de trânsito de três dias para percorrer os 2700 Kms que separam o ponto de partida e o ponto de chegada, as viagens efectuam-se durante o fim-de-semana.

Em declarações à CARGO, Jorge Carvalho, director de marketing da DB Schenker Portugal, revelou que na base desta aposta está a constatação de que o transporte rodoviário aumentará novamente os preços em 2012, enquanto o transporte ferroviário manterá os preços aplicados, salvo os ajustes da inflação. Outros dados a favor: o transporte ferroviário não está sujeito ao mesmo tipo de contingências do transporte rodoviário, como a falta de veículos (nomeadamente para exportação), nem às flutuações da Sobretaxa de Combustível e portagens; e a não existência de restrições à circulação (feriados, fins de semana e férias), a que se junta o facto do transporte ferroviário ser provavelmente o meio mais ecológico para o transporte de mercadorias.

Este processo foi desenvolvido e implementado pela Schenker Transitários Portugal ao longo do ano 2011, com o patrocínio do AICEP, tendo-se efetuado durante os meses de novembro e dezembro dois comboios teste com grande sucesso, segundo Jorge Carvalho.

A mudança de bitola é efetuada em Irun. O processo de carga/descarga é assegurado pela Schenker Transitários em Lisboa – incluindo as recolhas e as entregas, por via rodoviária, entre as instalações dos clientes e os terminais. O primeiro comboio conseguiu uma taxa de ocupação de cerca de 80%

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