Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal parceiro do Projecto CASSANDRA

A APSS passou a integrar o projeto CASSANDRA, referente ao 7º Quadro da Comissão Europeia, call security. Teve lugar, no edifício sede da APSS, a reunião de arranque do Living – Lab Setúbal – Norte África, com a presença de diversos parceiros, nomeadamente, uma representação diplomática de Marrocos, AICEP, Autoridade Tributária e Aduaneira, Grupo Orey (Atlantic Lusofrete), TARROS, SADOPORT, GMV, TNO, Tu Delft e ATOS.

O Projeto CASSANDRA, Common assessment and analysis of risk in global supply chains, aborda a transparência e a eficiência das cadeias logísticas. Conta com trinta parceiros internacionais em múltiplas áreas, tais como, logística, tecnologias da informação, centros de investigação, autoridades aduaneiras, administrações portuárias, exportadores e empresas cometidas no transporte internacional de contentores. Para validar as soluções tecnológicas, o programa conta com 3 laboratórios reais (Living – Labs), Europa – Ásia; Europa – EUA e Europa – África, assentes sobre cadeias logísticas existentes de interação transeuropeia, dos quais fazem parte portos de referência como, Roterdão, Bremerhaven, Felixstowe, Barcelona e Setúbal.

A estratégia de promoção ao Desenvolvimento Económico Sustentável assumida pela APSS e pelas empresas do Porto de Setúbal, que apostam nas tecnologias intermodais, nomeadamente nas ligações à ferrovia, na contentorização e na articulação dos stakeholders, reforçam a importância geoestratégica do Porto de Setúbal para os mercados mediterrânicos e norte-africanos, sendo este desígnio pautado por múltiplos equilíbrios, em que a segurança/proteção da cadeia logística é fundamental e se enquadra no objetivo do Programa CASSANDRA.