Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PAPEL

Portucel é a maior exportadora através do Porto de Leixões

O tráfego de cargas no Porto de Leixões está a bater recordes consecutivos este ano, estando as exportações em destaque nessas taxas de crescimento. Só entre Janeiro e final de Novembro, as mercadorias exportadas através de Leixões aumentaram 33,4%, num total de 4,1 milhões de toneladas, segundo dados da Administração dos Portos do Douro e de Leixões (APDL) a que o Diário Económico teve acesso.

Os crescimentos foram sobretudo na movimentação de carga geral, que triplicou o volume, e na de contentores, que cresceu 14% - estes últimos, aliás, continuam a ser os principais responsáveis pelo reforço de mercadorias movimentadas em Leixões.

Entre os destinos que mais cresceram no volume de carga recebida a partir de Leixões, destacam-se Argélia (mais 167,3%), Estados Unidos (112,1%) e Angola (32,9%). Uma lista a que se junta a Argentina que, este ano, se revelou um importante destino de exportação para os operadores que utilizam o Porto de Leixões. Feitas as contas, as exportações canalizadas por este porto nortenho para fora da União Europeia aumentaram 53,7% face ao mesmo período de 2010, enquanto as exportações para o interior do espaço comunitário subiram apenas 15,8%.