Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
LEIXÕES ATINGE NOVO MÁXIMO
Mais de meio milhão de TEU’s movimentados num só ano
Às 11 horas de hoje, terça-feira, 20 de Dezembro, terá lugar no Porto de Leixões a saída do contentor de mercadorias que assinala o novo máximo de 500.000 TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional para calcular o volume de contentores) movimentados num único ano no Porto de Leixões.
Face a esta nova performance do Porto de Leixões, os Conselhos de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões e do TCL – Terminal de Contentores de Leixões promovem uma cerimónia comemorativa, em que os presentes serão convidados a assistir à movimentação do referido contentor no Terminal.
Esta é a primeira vez que o Porto de Leixões atinge os 500.000 TEU’s movimentados num único ano de actividade, um crescimento sustentado essencialmente no aumento de 27% das exportações realizadas através de Leixões.
Paralelamente, a APDL vai apresentar um novo sistema de controlo de movimentação dos contentores que têm o Porto de Leixões como ponto de partida ou chegada. Através da aplicação “Siga Contentor”, qualquer agente com acesso ao número de identificação do contentor, seja carregador ou cliente externo ao porto, poderá verificar no website da APDL o tracing do respetivo contentor.
Assim, será agora possível conhecer, em tempo real, onde se encontra e qual o estado da autorização aduaneira de um qualquer contentor que passe por Leixões.
A sessão vai ter lugar na Estação de Passageiros de Leixões, com entrada pedonal pelo portão da Estação de Passageiros e com entrada de viaturas pela portaria de Leça da Palmeira, por baixo da ponte móvel.
Artigos relacionados: