Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estudo da IMO antecipa redução nas emissões de CO2

Um estudo encomendado pela Organização Marítima Internacional (IMO) sobre Avaliação de Medidas de Eficiência Energética para o Transporte Internacional de Navios demonstra que a implementação das medidas levará a reduções significativas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes dos navios, especificamente reduções de dióxido de carbono (CO2).

Segundo o estudo, até 2020, são estimadas uma média de 151,5 milhões de toneladas de reduções anuais de CO2 a partir da introdução das medidas anunciadas. A sua aplicação vai resultar numa redução significativa no consumo de combustível, levando a uma poupança significativa nos seus custos para a indústria naval.

O documento foi apresentado na passada segunda feira, 14 de novembro, antes da conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Durban, África do Sul, de 28 de novembro a 9 de dezembro.

O novo regulamento, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2013, avança que todos os navios deverão ter um plano de gestão de eficiência energética. Pelas regras da OMI, as medidas para economizar combustível serão aplicadas a todos os navios com mais de 400 toneladas.

fonte







Artigos relacionados:

  • Mergulhadores retiram 80kg de lixo do mar
  • Navio-escola SAGRES recebeu a Bandeira Azul em 2009
  • Costa alentejana tem menos 600 mil litros de lixo
  • APS colabora na iniciativa promovida por um grupo de alunos da Escola Poeta Al Berto