Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Exercício ISPS 2011 decorreu com sucesso no Porto do Funchal
O exercício ISPS 2011 que decorreu desde sábado terminou esta segunda-feira no cais norte do Porto do Funchal, com a colaboração activa do comandante e da equipa de protecção do navio AidaSol que atracou ao fim da tarde de domingo naquele cais.
O exercício de simulação baseou-se no caso de um clandestino a bordo e no desembarque extemporâneo de 50 pessoas, aplicando-se as medidas necessárias à mitigação dos incidentes imaginados para este tipo de cenário.
O Decreto-lei 226/2006, de 15 de Novembro define que "Compete ao Oficial de Protecção do Porto, depois de ouvido o Conselho Consultivo de Protecção do Porto, o planeamento e promoção de exercícios, a nível do respectivo porto, em conformidade com o previsto no Plano de Protecção do Porto."
No exercício, que foi coordenado no terreno pelo Oficial de Protecção do Porto do Funchal, estiveram envolvidas 90 pessoas e envolveu diversas entidades nomeadamente a Autoridade Portuária, o Capitão do Porto, a Polícia Marítima, o SEF, a Alfandega, a GNR, incluindo a brigada canina, a PSP, a PJ, o SIS e a Autoridade Nacional para a Protecção do Transporte Marítimo e dos Portos.
O exercício teve lugar em simultâneo com o movimento dos cerca de 2500 passageiros do navio AidaSol e por isso, a principal preocupação foi não afectar o normal funcionamento do porto num dia em que se registaram três escalas de navios de cruzeiro no Porto do Funchal.
O exercício que decorreu com sucesso resultou de três reuniões de preparação em sede do Conselho Consultivo das Operações de Protecção do Porto.
No final, e como é habitual, decorreu uma reunião presidida pelo Capitão do Porto para avaliar o resultado do exercício.
COLABORAÇÃO: Ana Gouveia (APRAM)