Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE LISBOA

Linha da Grimaldi comemora 25 anos

A Grimaldi comemorou, a 11 de Novembro, o 25º aniversário da Linha regular que liga o Porto de Lisboa a Angola, tornando o transportador italiano num dos armadores com um historial mais antigo no porto lisboeta.

Recorde-se que a Grimaldi inaugurou uma linha regular de passageiros para o continente Americano pouco depois do fim da II Guerra Mundial e mantendo essa ligação durante perto de duas décadas.

Em meados dos anos 80, a Grimaldi iniciou estudos para incluir Portugal e Angola no seu serviço da Europa para África. No dia 11 de Novembro de 1986, pelas 19:00 horas, chegou a Lisboa o primeiro navio, fretado, "SEKI ROLETTE" (na foto de topo), a fim de carregar para Luanda.

A Grimaldi utiliza neste mercado mais de 30 navios todos de sua propriedade, de construção extremamente recente e destacadamente os mais sofisticados do sector, donde se realça o navio "Grande Angola" líder da última serie de 12 navios-gémeos construídos.

De referir que o serviço da linha regular denominada "GRIMALDI LINES", tem escalas em vários portos, entre os quais Lisboa, Casablanca, Dakar, Luanda e Pointe Noire e Douala. Em Lisboa opera no Terminal de Contentores de Santa Apolónia, concessionado ao operador SOTAGUS.

FONTE

VEJA A PRIMEIRA PÁGINA DO "DIÁRIO DE LISBOA" DE 11.11.1986 (recorte do espólio da Fundação Mário Soares)