Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COMEÇA HOJE, NA CIDADE DO MINDELO | CABO VERDE

IV Encontro de Portos da CPLP

A cidade cabo-verdiana do Mindelo acolhe hoje e amanhã, dias 17 e 18 de Novembro, o IV Encontro de Portos da CPLP, portos agora congregados na Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).

Sob a epígrafe “Estreitando relações comerciais e de cooperação no espaço da Lusofonia”, o encontro inicia-se às 09:30 de dia 17, estando previstas, na sessão solene de abertura, intervenções do Presidente da ENAPOR (entidade anfitriã), Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente e do Ministro das Infra-Estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde.

Uma hora mais tarde proceder-se-á à apresentação final do “Estudo de Mercado dos países e portos da CPLP”.

A primeira sessão plenária, que tem como tema “O PAPEL DOS PORTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DO ESPAÇO CPLP”, é composta por cinco intervenções, a saber:

TEMA 1 “GEO-ESTRATÉGIA DO MAR”, Prof. Doutor Carlos Manuel Mendes Dias (TCOR, Presidente do Centro Português de Geopolítica);

TEMA 2 “CONTRIBUTOS PARA UMA GESTÃO INTEGRADA NOS PORTOS ”, Eng.ª Natércia Cabral (Presidente do Porto de Lisboa);

TEMA 3 “PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DO TRANSPORTE MARÍTIMO EM MOÇAMBIQUE”, Eng. Rosário Mualeia (Presidente dos Caminhos de Ferro de Moçambique);

TEMA 4 “Apresentação do Representante de Angola”;

TEMA 5 “INTEGRAÇÃO DOS PORTOS DE TRANSHIPMENT NA AMÉRICA, ÁFRICA, EUROPA e ÁSIA”, Eng. Adalmir José de Souza e Representante do Grupo LIBRA do Brasil.

A segunda sessão plenária decorre na tarde do dia 17. Tendo como tema central “A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO E FORMAÇÃO NO ESPAÇO CPLP”, conta com três intervenções:

TEMA 1 “ Apresentação do Representante de Cabo Verde”;

TEMA 2 “EXPERIÊNCIA DO PORTO DE LEIXÕES NA FORMAÇÃO PORTUÁRIA”, Eng. Matos Fernandes (Presidente do Porto de Leixões);

TEMA 3 “FORMAÇÃO AO SERVIÇO DOS PORTOS DA CPLP: NOVAS METODOLOGIAS ”, Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro (Director do ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, especialista em Educação à Distância).

Os participantes no IV Encontro visitarão, ao final da tarde, as instalações do Porto Grande.

O segundo dia de trabalhos será integralmente preenchido com uma reunião da APLOP.
O ponto de situação das actividades desenvolvidas, nomeadamente uma análise ao primeiro mês de funcionamento do portal http://aplop.org, a adesão de novos associados, a eleição dos corpos sociais e o plano de actividades para 2012 fazem parte da agenda da reunião.
Os participantes terão ainda a possibilidade de, na tarde de dia 18, visitarem a FIC 2011 (15.ª Feira Internacional de Cabo Verde).


 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Leia as notícias, veja os vídeos e as apresentações no portal da APLOP