Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA HISTÓRICA (IVSLBCH)

A costa algarvia três séculos depois – o olhar da História e da Geografia

Depois do Rio de Janeiro (2005), Lisboa (2007) e Ouro Preto (2009), chega agora a vez da cidade e da Universidade do Porto receberem o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica, que congrega investigadores, docentes e estudantes empenhados no conhecimento, estudo e divulgação da Cartografia histórica, que se reúnem de dois em dois anos, alternadamente, no Brasil e em Portugal.

O simpósio teve início ontem, dia 9, prosseguindo até sábado, dia 12.

Sob o título: "Territórios: Documentos, Imagens e Representações", pretende-se abarcar não só cada uma das etapas do processo de construção cartográfica, mas também questões fundamentais, como a das diversas fontes utilizadas, a da quantidade e variedade de imagens em circulação ou a da sua interpretação ao longo do tempo. Os "territórios" serão analisados a diferentes escalas, segundo objectivos vários, figurados por construtores de múltiplas formações e lidos por públicos diversificados.

Todas estas razões explicam os oito temas propostos, devendo conceder-se particular destaque aos aspectos biblioteconómicos dos universos cartográficos, que se ligam estreitamente com as exposições de Cartografia histórica que se organizam para o evento, tendo em vista a divulgação deste campo do saber junto de um público mais vasto.

Público-alvo: investigadores e estudantes das áreas da Cartografia e da Cartografia Histórica e de áreas afins, nomeadamente da Geografia, Geologia, História, Arqueologia, Museologia, Sociologia, Economia, Arquitectura, Ciência da Informação, etc., bem como profissionais de instituições produtoras de cartografia, arquivísticas e museológicas.

No site do evento encontra extensa lista com os resumos das comunicações apresentadas/a apresentar.
Sugerimos hoje a leitura do resumo da comunicação "A costa algarvia três séculos depois – o olhar da História e da Geografia".

MAIS DETALHES AQUI