Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CARTILHA APRESENTADA NO «PORTUGAL EXPORTADOR»

Tudo o que deve saber para começar a exportar

A AIP apresentou no Portugal Exportador uma lista com os dez passos que devem seguir todos os empresários que pretendam internacionalizar os seus negócios.

Ajudar quem ainda não começou a exportar e quer internacionalizar os seus negócios. Foi este o mote que ontem concentrou mais atenções na 5.ª edição do Portugal Exportador. No evento, que contou com a presença de mais de 1200 empresários, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) apresentou um prospecto que pretende funcionar como um guia básico para quem está a dar os primeiros passos na exportação.

No documento elaborado pelo departamento de relações internacionais da AIP e baptizado por António Alfaiate - administrador executivo da associação - como uma "cartilha para os novos exportadores", a associação aponta os dez cuidados que os empresários que procuram internacionalizar os seus negócios devem ter antes de abraçar novos projectos.

Esta "cartilha" apresenta conselhos muito simples para os empresários, como avaliar bem os prós e os contras de uma operação deste género ou procurar conhecer o mercado para onde se pretende exportar bens ou serviços.

Entre os vários alertas e conselhos que dá, a AIP sublinha ainda a importância de as empresas levarem para os mercados para onde expandem os negócios os seus fornecedores habituais. "É uma forma de facilitar a integração da empresa no mercado onde se fixa e é igualmente um mecanismo que contribui para a economia do País", sublinhou António Alfaiate.

Este documento de apoio da AIP já está à disposição de todos os empresários nacionais, podendo consultá-lo ou descarregá-lo aqui.

Recorde-se que a Associação dos Portos de Portugal marcou presença neste certame.

FONTE: DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 
CARTILHA DE COMO EXPORTAR (BRASIL)
 







Artigos relacionados:

  • Portugal Exportador 2011