Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
SEATWIRL
Novo sistema eólico offshore continua a produzir energia quando o vento cessa
O sistema experimental sueco SeaTwirl está desenhado para armazenar cineticamente a energia do vento até ser necessária. Desta forma, permite produzir energia mesmo quando o vento não está a soprar.
O topo do SeaTwirl é constituído por uma turbina eólica vertical que gira independentemente da direcção do vento. Esta é a única parte do sistema localizada acima da superfície da água.
No centro e ligado a esta turbina está um eixo central que entra na água. Mesmo abaixo da superfície da água está montado um corpo cilíndrico oco flutuante e no limite inferior do eixo um gerador. O SeaTwirl é fixo ao local por linhas de ancoragem ligadas à base do gerador.
Como o eixo está ligado à turbina também gira quando o vento sopra. A inovação deste sistema reside no facto de mesmo quando o vento cessa, o eixo e, por conseguinte a turbina, continuam a girar. A água funciona como um rolamento de rolos de muito baixo atrito que permite ao eixo continuar a girar mesmo quando o vento diminuiu. A eletricidade é gerada quando o eixo de rotação encontra o eixo gerador de não rotação. A eletricidade é transportada para a costa através de cabos nos fundos marinhos.
Quando o vento é forte a ação de rotação vigorosa das turbinas faz com que a água saia do corpo flutuante oco para o anel da turbina, na parte superior do sistema. Este processo adiciona peso ao anel o que o faz rodar durante mais tempo. À medida que a turbina abranda, dobra-se e, a água sai da parte exterior para o corpo flutuante novamente. Nesta fase a turbina “espalmada” continua a rodar mesmo sem vento devido à rotação do eixo.
Um protótipo deste sistema, mais pequeno que a versão original, apresentou um bom resultado num teste realizado na costa da Suécia em agosto. Os designers referem que a sua versão original terá 430 metros e será capaz de geram 4.5 megawatts de potência média. Supostamente poderá armazenar 25000 kW/h de energia o que é suficiente para abastecer 8000 casas durante uma hora.
Como grande parte do peso do sistema SeaTwirl será suportado pela água, também é referido que os custos de produção serão mais baixos do que os das turbinas eólicas offshore correntes devido à utilização de materiais mais baratos.
FONTE: NATURLINK
Artigos relacionados: