Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Sequestrador do «Achille Lauro» libertado em 2009
Youssef Magied al-Molqui, líder do comando palestiniano que, em Outubro de 1985, tomou de assaltou o paquete "Achile Lauro" e matou um passageiro judeu norte-americano, foi posto em liberdade em Maio de 2009 pelas autoridades italianas, por bom comportamento, tendo recebido ordem de expulsão do país.
Molqui cumpriu perto de 24 dos 30 anos a que fora condenado. Em 1996, aproveitando uma saída precária, havia fugido, tendo sido recapturado em Espanha. Na ocasião, os EUA lançaram uma recompensa de dois milhões de dólares. Agora, a advogada do palestiniano, Stella Cavallo, pretende contestar a ordem de expulsão, com base na circunstância de o cliente ser casado com uma cidadã italiana e no facto de dificilmente algum país o acolher, por não ter qualquer cidadania reconhecida. Outro pirata do "Achille Lauro", libertado no ano passado, permanece ainda em Itália, lutando nos tribunais contra a ordem de expulsão.
O sequestro do "Achille Lauro" durou dois dias e foi perpetrado pela Frente de Libertação da Palestina, facção dissidente da Organização de Libertação da Palestina, de Yasser Arafat. O ideólogo da operação, Abu Abbas, fugiu antes de cumprir pena em Itália. Morreu no Iraque, onde fora detido, em 2004, pelos americanos.
FONTE: JORNAL DE NOTÍCIAS, 06.05.2009
Artigos relacionados: