Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

24 ANOS DEPOIS

Sequestro do «ACHILLE LAURO» decide liderança da UNESCO

O egípcio Farouk Hosni tentou a liderança da UNESCO, em 2009. Mas as suas ligações ao sequestro do paquete "Achille Lauro" ditaram a vitória da diplomata búlgara Irina Bokova, que passou a ser a nova directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Portugal mudou de posição à última hora, tendo passado a apoiar o Ministro da Cultura egípcio.


O prémio Nobel da Paz Elie Wiesel diz que o candidato egípcio Faruk Hosni não merecia a honra, por estar ligado à tomada de reféns do paquete Achille Lauro em 1985.

O prémio Nobel da Paz Elie Wiesel considerou que a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - que terça-feira elegeu para a liderança a búlgara Irina Bokova, escapou a um "desastre" ao eliminar o candidato egípcio Faruk Hosni.

"A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) acaba de escapar a um escândalo, a um desastre moral. Faruk Hosni não merecia este trabalho, não merecia esta honra. Não é qualquer um, na minha opinião, que poderá mesmo ser candidato a este cargo", declarou Wiesel à rádio France Inter.

Wiesel considerou que Hosni tem um "passado pesado" e esteve ligado nomeadamente à tomada de reféns do paquete Achille Lauro em 1985.

Bokova foi designada terça-feira para o Conselho Executivo da UNESCO - instância dirigente da organização - na quinta volta de um escrutínio tenso, para o qual o candidato favorito era o egípcio.

Organizações de judeus e intelectuais, incluindo Elie Wiesel, acusaram o egípcio de ter feito declarações anti-semitas e anti-israelitas e de representar um regime que pratica a censura.
 


O caso nos jornais

Carrilho contra voto português para director-geral

Diplomata búlgara derrota Farouk Hosni na UNESCO

The Hosni Affair: New Revelations - UNESCO Safe... Almost

Charge: Farouk Hosny Helped Hijackers of Achille Lauro Escape
 







Artigos relacionados:

  • Achille Lauro sequestrado
  • Sequestro do «Achille Lauro»
  • «Achille Lauro» levava a bordo 78 portugueses