Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

GAFANHA DA NAZARÉ - 2011

Procissão da Senhora dos Navegantes continua a atrair a população

Nossa Senhora dos Navegantes voltou, este domingo, a ser alvo de homenagem, na Gafanha da Nazaré, com a romaria e procissão pela Ria organizadas pelo Grupo Etnográfico local (pelo 14.º ano consecutivo e com o apoio da paróquia).
O forte vento que se fez sentir durante a tarde não desmotivou quem quis embarcar, nem afastou os que, junto às margens da Ria, fizeram questão de acompanhar o cortejo.

A procissão teve início no Stella Maris, em direcção ao Cais dos Bacalhoeiros, de onde, e após uma demorada operação de embarque, partiu o desfile pela Ria, composto por dezenas de embarcações.
A padroeira seguiu no barco “Jesus nas Oliveiras”, que, lotado, contava entre os passageiros com o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, e com o vereador Paulo Costa.
Além dos andores com várias imagens de Nossa Senhora, integraram a procissão elementos da Filarmónica Gafanhense, várias irmandades, grupos folclóricos e outros convidados, a que se juntaram, ainda, barcos de recreio particulares, com familiares e amigos a bordo.
O percurso voltou a ter o seu momento alto na passagem por S. Jacinto, cujas populações confirmaram, com muitas flores, o carinho que nutrem pela Senhora dos Navegantes.

O Porto de Aveiro, que tradicionalmente apoia as festividades, disponibiliza na web um site com 146 fotografias, reportando detalhadamente o percurso, desde o seu início, no Stella Maris, até S. Jacinto. Um segundo site com o percurso final será disponibilizado brevemente.

SITE DISPONÍVEL AQUI

Reportagem fotográfica de Jaimanuel Freire.

TEXTO: DIÁRIO DE AVEIRO