Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Açores pretendem integrar rede europeia de abastecimento de navios com gás natural

A Região já apresentou a candidatura ao “Projecto Costa”, que tem como objectivo geral contribuir para a implementação da utilização do gás natural como fonte primária de energia para o sector marítimo de passageiros e carga.

Os Açores formalizaram esta sexta-feira a sua candidatura ao "Projecto Costa", na sequência do trabalho preparatório que tem vindo a ser desenvolvido pela Secretaria Regional da Economia e pela Portos dos Açores S.A., empresa responsável pelas gestão das infra-estruturas portuárias regionais.

Estes trabalhos, que decorrem desde o início deste ano, e que obrigaram a uma avaliação, quer das condições existentes nos portos, quer das necessidades financeiras para a sua implementação, têm contado também com a participação do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), que será a entidade gestora do projecto a nível nacional.

O "Projecto Costa" tem como objectivo geral contribuir para a implementação e consolidação da utilização do gás natural como fonte primária de energia para o sector marítimo de passageiros e carga, permitindo desta forma a redução significativa das emissões de gases poluentes para a atmosfera no espaço marítimo europeu.
Os Açores poderão desempenhar um papel relevante na rede de abastecimento de gás natural aos navios que cruzam o Atlântico pela implementação de infraestruturas de armazenamento e abastecimento.

A Região encontra-se na rota dos principais fluxos maritimos, conferindo-lhes uma grande vantagem competitiva para a instalação de uma infraestrutura de abastecimento de gás natural que será integrada numa futura extensa rede mundial de abastecimento deste tipo de energia primária.

Este projecto plurianual enquadra-se na política para a rede de transportes transeuropeia, dentro do contexto da "Estratégia Europa 2020", onde as "Auto-Estradas do Mar" e a sua inerente dimensão marítima tem uma relevância primordial.

FONTE: JORNAL DIÁRIO