Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, DIA 18, NA GAFANHA DA NAZARÉ

Festa da Senhora dos Navegantes

Como manda a tradição, vão realizar-se, na Gafanha da Nazaré, as festas em honra da Senhora dos Navegantes, com romaria e procissão pela Ria de Aveiro, hoje, dia 18 de Setembro. Diz a mesma tradição que Nossa Senhora dos Navegantes, venerada na sua capelinha do Forte da Barra, é muito da devoção dos nossos marítimos, a quem rogavam ajuda nas horas difíceis, em mares alterosos.

Estas festas foram acompanhando os tempos, até se tornarem mais conhecidas, muito para além das gentes do mar, sobretudo quando, por iniciativa do Padre Miguel Lencastre, foi implementada a procissão pela ria, desde o porto de pesca longínqua, na Cale da Vila, até ao Forte da Barra.

A procissão inicia-se pelas 14 horas a partir do Stella Maris, em direção ao cais n.º 3, onde começará o desfile pela ria. Incorporam-se as imagens de Nossa Senhora, a Filarmónica Gafanhense, barcos moliceiros com grupos folclóricos convidados, barcos saleiros e mercantéis, que transportarão pessoas devidamente autorizadas. Ainda participam barcos de recreio e outros, com os seus proprietários, familiares e amigos. No percurso, é marco importante a passagem por S. Jacinto, cujas populações testemunharão o carinho que nutrem pela Senhora dos Navegantes.

Pelas 16.30 horas será o desembarque no Forte da Barra, seguindo-se a celebração da eucaristia, acompanhada por grupos folclóricos. No final, atuará a Filarmónica Gafanhense, após o que terá início o Festival de Folclore, com a participação da Associação Cultural e Recreativa do Mindelo, do Rancho Folclórico “Os Pastores de S. Romão, Seia, e do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, que organizou, com a paróquia, esta festa dedicada à Senhora dos Navegantes.

O Porto de Aveiro apoia, uma vez mais, esta iniciativa que congrega milhares de pessoas na Gafanha da Nazaré.

FONTE: PELA POSITIVA


 







Artigos relacionados:

  • Procissão marítima da Senhora dos Navegantes
  • Festa da Senhora dos Navegantes, na Gafanha da Nazaré