Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines estabelece novo recorde mensal na movimentação de Contentores

O Porto de Sines fechou o mês de Julho com uma movimentação total de 43.986 TEU, valor que lhe permitiu estabelecer um novo recorde mensal e pela primeira vez, ser o maior porto nacional também neste segmento. Igualmente, o Terminal XXI foi o maior terminal nacional de contentores.

Este importante resultado teve fortes repercussões ao nível das Exportações por Contentor, com um crescimento nos primeiros sete meses do ano acima dos 26%.

Nas principais mercadorias exportadas por contentor destacam-se o papel, tabaco, mármore, vidro, vinho, polietileno, cerâmicas e pedra calcária, provenientes das Zonas Sul e Centro de Portugal.

De destacar ainda neste âmbito, o incremento das mercadorias provenientes da Andaluzia e Extremadura Espanholas, principalmente do sector agro-alimentar, zonas que fazem parte do hinterland natural do Porto de Sines.

O crescimento acentuado registado na movimentação de contentores fica também associado ao início do serviço regular que liga Sines ao Brasil desde o passado 1 de Julho.

Este serviço tem uma dupla função, uma vez que proporciona a movimentação de cargas entre a Europa e aquela região do globo, para além de permitir que Sines funcione como plataforma giratória das mercadorias dos serviços do Extremo Oriente para a América do Sul.