Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

FESTIVAL DO BACALHAU 2011, EM ÍLHAVO

Consumidos 5.650 kg de bacalhau salgado em cinco dias

O Festival do Bacalhau 2011 realizado de 17 a 21 de Agosto recebe um saldo muito positivo da Câmara Municipal de Ílhavo, dando uma nota pública de agradecimento a Toda a Equipa de Parceiros (com destaque para a Confraria Gastronómica do Bacalhau) e de Patrocinadores (com destaque para a Associação dos Industriais do Bacalhau), aos Funcionários CMI e aos Prestadores de Serviços, e muito em especial às cerca de 150.000 Pessoas que deram vida e justificaram este evento marcante da vida do Município, da Região e do País, que honra e marca a missão do Município de Ílhavo como Capital Portuguesa do Bacalhau.

O Festival do Bacalhau tem na promoção dos valores tradicionais da gastronomia do bacalhau a sua razão de ser principal, e nesse âmbito, o novo modelo de gestão da qualidade e todo o zelo dos gestores das cozinhas dos restaurantes/tasquinhas, resultou num patamar elevado da qualidade das refeições servidas aos Comensais.

Nos cinco dias da actividade, foram consumidos 5.650 kg de bacalhau salgado seco nos dez restaurantes do Festival, mais 21% que em 2010, além de um valor idêntico a esse de derivados de bacalhau, num total de cerca de onze toneladas e de 22.000 refeições servidas.

Os espectáculos musicais tiveram grande sucesso com a adesão do público, merecendo destaque especial a noite de Quinta-feira, com Emanuel, onde foram batidos todos os record’s de presença de público num dia de Festival do Bacalhau.

O Show-Cooking, uma das principais novidades da edição 2011, teve um grande sucesso, agradecendo-se ao nosso Patrocinador TEKA e aos Chefes Cozinheiros Participantes, com notas de destaque para Chakall (com a maior adesão de público) e ao Chefe Hélio Loureiro (em especial pelo gesto da sua participação como Ilhavense e Confrade de Honra da Confraria do Bacalhau).

Uma última nota de destaque para Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior / Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Ladoeiro (parceiros no fornecimento de azeite de qualidade), e para a presença e participação das Padeiras de Vale de Ílhavo.
Fazemos também um público agradecimento à Comunicação Social que acompanhou e produziu informação sobre o Festival do Bacalhau 2011.

A principal nota deste balanço muito positivo, que o temporal do final da noite de Domingo não conseguiu perturbar minimamente, vai para a decisão da realização da edição de 2012 do Festival do Bacalhau, de 15 a 19 de Agosto, no Jardim Oudinot, que a Câmara Municipal de Ílhavo assume como uma edição especial por se integrar nas comemorações dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo.

FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO
 







Artigos relacionados:

  • Festival do Bacalhau alia tradição e modernidade
  • «80 Graus Norte» e «Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar»
  • Portugal no Mar - Homens que foram ao bacalhau
  • O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau
  • «Iguarias do Centro» é sobre bacalhau
  • Visita guiada ao antigo bacalhoeiro Santa Maria Manuela
  • Pesca do bacalhau em tempo de guerra