Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de Sines
O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, visitou o Porto de Sines no passado 19 de Agosto, acompanhado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.
Álvaro Santos Pereira foi recebido pelo Conselho de Administração da APS e ficou a conhecer de forma mais profunda as características e indicadores de desempenho do principal Porto nacional em mercadorias, bem como os principais desafios estratégicos que se colocam a médio e longo prazo.
O Ministro da Economia reafirmou o seu empenho na construção da linha ferroviária de mercadorias entre Sines e a fronteira Espanhola, em bitola Europeia, no sentido de aproximar o nosso país do resto da Europa, e com o principal intuito de alavancar as Exportações. Trata-se de uma linha essencial para o transporte de carga de e para o hinterland Ibérico, nomeadamente no que respeita a todo o corredor até Madrid.
O Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística são já uma referência Ibérica no que diz respeito ao transporte ferroviário de mercadorias, com mais de 20 comboios diários, transportando em média mais de 10.000 toneladas/dia, necessitando da referida melhoria de via para continuar a crescer.
De realçar ainda que, no ano de 2010, o movimento de comboios no Porto de Sines ultrapassou as 3.000 composições, o que no segmento da carga contentorizada correspondeu a 86% do tráfego do inland.
Face aos fortes investimentos que presentemente decorrem no porto e na ZILS, o transporte ferroviário de mercadorias apresenta um forte potencial de crescimento em novos tráfegos. Com efeito, o desenvolvimento de serviços marítimos directos aos principais mercados internacionais, através de navios de última geração com fortes economias de escala, associado ao potencial de crescimento no hinterland em todo o corredor até Madrid, irá certamente originar novas oportunidades de negócio nas cadeias logísticas marítimo-ferroviárias, nas quais o Porto de Sines assume um lugar privilegiado.