Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro da Economia e do Emprego visita Porto de Sines

O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, visitou o Porto de Sines no passado 19 de Agosto, acompanhado pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro.


Álvaro Santos Pereira foi recebido pelo Conselho de Administração da APS e ficou a conhecer de forma mais profunda as características e indicadores de desempenho do principal Porto nacional em mercadorias, bem como os principais desafios estratégicos que se colocam a médio e longo prazo.


O Ministro da Economia reafirmou o seu empenho na construção da linha ferroviária de mercadorias entre Sines e a fronteira Espanhola, em bitola Europeia, no sentido de aproximar o nosso país do resto da Europa, e com o principal intuito de alavancar as Exportações. Trata-se de uma linha essencial para o transporte de carga de e para o hinterland Ibérico, nomeadamente no que respeita a todo o corredor até Madrid.


O Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística são já uma referência Ibérica no que diz respeito ao transporte ferroviário de mercadorias, com mais de 20 comboios diários, transportando em média mais de 10.000 toneladas/dia, necessitando da referida melhoria de via para continuar a crescer.

De realçar ainda que, no ano de 2010, o movimento de comboios no Porto de Sines ultrapassou as 3.000 composições, o que no segmento da carga contentorizada correspondeu a 86% do tráfego do inland.


Face aos fortes investimentos que presentemente decorrem no porto e na ZILS, o transporte ferroviário de mercadorias apresenta um forte potencial de crescimento em novos tráfegos. Com efeito, o desenvolvimento de serviços marítimos directos aos principais mercados internacionais, através de navios de última geração com fortes economias de escala, associado ao potencial de crescimento no hinterland em todo o corredor até Madrid, irá certamente originar novas oportunidades de negócio nas cadeias logísticas marítimo-ferroviárias, nas quais o Porto de Sines assume um lugar privilegiado.