Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SEIXAL

Novo cais de acostagem

A 1ª Fase da empreitada de recuperação do Cais de Pedra do Seixal está concluída. A intervenção integra o projecto da Estação Náutica Baía do Seixal, que inclui os Núcleos de Náutica de Recreio do Seixal e Amora.

A obra está prevista no Programa de Regeneração e Valorização da Frente Ribeirinha Seixal/Arrentela, um investimento de 12 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo o restante valor suportado pela CM Seixal.

A 1ª fase da recuperação do Cais da Pedra, no valor de 160 mil euros, financiados pela autarquia do Seixal e pelo POR (Programa Operacional Regional) Lisboa, teve início em Março de 2011 e integrou a criação de intra-estruturas de suporte à actividade náutica, salvaguardando as características naturais da Baía do Seixal.

A intervenção consistiu na deslocação do pontão existente para poente no sentido de garantir a operacionalidade em todos os estados da maré e na substituição da ponte de acesso por uma ponte de aço. À entrada da nova ponte foi montado um portão com controlo de acesso e foi colocado um passadiço flutuante que permitirá a acostagem dos dois lados. No pontão flutuante está instalado um abrigo de pequenas dimensões para apoio aos marinheiros e serviço de atendimento, que já está em funcionamento.

A 2ª fase da empreitada do Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal irá incluir a sustentabilidade de ponte-cais, a instalação de um cais para actividade piscatória e a implementação de um fundeadouro para 50 a 70 lugares de amarração. A abertura do concurso público está prevista para Outubro com início da obra no 1º trimestre de 2012.

A recuperação do Cais da Pedra e do antigo Terminal Fluvial do Seixal cria cerca de 65 lugares de acostagem que irão dinamizar as actividades de lazer e turismo, nomeadamente os passeios a bordo de embarcações tradicionais e o desporto náutico recreativo. O Cais da Pedra servirá também a acessibilidade de embarcações de vela ligeira, remo e canoagem de colectividades.

Recorde-se que o Núcleo de Náutica de Recreio do seixal será implementado em três fases, sendo que a última tem por objectivo a refuncionalização do antigo Terminal Fluvial.