Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
SEIXAL
Novo cais de acostagem
A 1ª Fase da empreitada de recuperação do Cais de Pedra do Seixal está concluída. A intervenção integra o projecto da Estação Náutica Baía do Seixal, que inclui os Núcleos de Náutica de Recreio do Seixal e Amora.
A obra está prevista no Programa de Regeneração e Valorização da Frente Ribeirinha Seixal/Arrentela, um investimento de 12 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões são comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo o restante valor suportado pela CM Seixal.
A 1ª fase da recuperação do Cais da Pedra, no valor de 160 mil euros, financiados pela autarquia do Seixal e pelo POR (Programa Operacional Regional) Lisboa, teve início em Março de 2011 e integrou a criação de intra-estruturas de suporte à actividade náutica, salvaguardando as características naturais da Baía do Seixal.
A intervenção consistiu na deslocação do pontão existente para poente no sentido de garantir a operacionalidade em todos os estados da maré e na substituição da ponte de acesso por uma ponte de aço. À entrada da nova ponte foi montado um portão com controlo de acesso e foi colocado um passadiço flutuante que permitirá a acostagem dos dois lados. No pontão flutuante está instalado um abrigo de pequenas dimensões para apoio aos marinheiros e serviço de atendimento, que já está em funcionamento.
A 2ª fase da empreitada do Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal irá incluir a sustentabilidade de ponte-cais, a instalação de um cais para actividade piscatória e a implementação de um fundeadouro para 50 a 70 lugares de amarração. A abertura do concurso público está prevista para Outubro com início da obra no 1º trimestre de 2012.
A recuperação do Cais da Pedra e do antigo Terminal Fluvial do Seixal cria cerca de 65 lugares de acostagem que irão dinamizar as actividades de lazer e turismo, nomeadamente os passeios a bordo de embarcações tradicionais e o desporto náutico recreativo. O Cais da Pedra servirá também a acessibilidade de embarcações de vela ligeira, remo e canoagem de colectividades.
Recorde-se que o Núcleo de Náutica de Recreio do seixal será implementado em três fases, sendo que a última tem por objectivo a refuncionalização do antigo Terminal Fluvial.