Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NO SEMESTRE

Porto de Setúbal cresce 3,7%

No primeiro semestre, o Porto de Setúbal cresceu 3,7% no movimento de mercadorias, comparativamente ao período homólogo de 2010, tendo operado cerca de 3,5 milhões de toneladas, das quais cerca de 1,9 milhões de toneladas corresponderam a exportações, ou seja 55% desse volume.

Quanto à distribuição das mercadorias por modo de acondicionamento, destaca-se a carga geral fraccionada com um crescimento de cerca de 49% (1,6 milhões de tons), a carga roll-on roll-off com um aumento de cerca de 15% (142 mil tons) e a carga contentorizada com um incremento na ordem de 50%.

Ainda no mesmo período, os principais movimentos foram: os produtos metalúrgicos, o cimento ensacado, os contentores, os veículos e as madeiras. Das mercadorias que registaram maior crescimento, destacam-se as seguintes: concentrado de cobre e zinco (+130%), madeiras (+56%), frutas (+41%), ácidos (+37%), pedras ornamentais (+34%), produtos metalúrgicos (+34%) e veículos (+21%).

Todos os terminais portuários de serviço público registaram um aumento de mercadorias, apresentando a seguinte posição, por ordem decrescente: Terminal Sapec – Sólidos, com um aumento de 80,5%; Terminal Multiusos 2 (Sadoport), com um aumento de 50%; Terminal Roll-On Roll-Off / Autoeuropa, com um aumento de 30,4%; Terminal Sapec – Líquidos, com um aumento de 29,9%; Terminal Multiusos 1 (Tersado), com um aumento de 21,3%.