Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Escola Europeia de SSS organiza primeiro «LIFE Rail» para portugueses

Promover a integração das soluções ferro-marítimas nas cadeias logísticas é o objectivo do curso “LIFE Rail”, promovido pela Escola Europeia de Short Sea Shipping. A primeira edição dedicada aos portugueses está agendada para Novembro.

A exemplo do que acontece com os cursos sobre o SSS e as AEM, o curso “LIFE Rail” será ministrado a bordo de um comboio, no caso uma composição (de passageiros) da FEVE (Ferrocarriles Españoles de Via Estrecha), numa viagem entre Bilbau e Saragoça.

Ao longo de três dias, entre 6 e 9 de Novembro, os participantes receberão informação sobre os equipamentos e sistemas de transportes utilizados nas soluções ferro-marítimas, a legislação aplicável, as infra-estruturas existentes e o “estado da arte” do sector na Península Ibérica e na Europa.

Complementando a formação teórica, haverá visitas de trabalho ao porto de Bilbau e ao terminal ferroviário para veículos do porto de Santander.

Como é habitual nos cursos da 2E3S, os participantes serão desafiados a resolverem casos práticos, onde colocarão à prova a sua experiência profissional e os conhecimentos adquiridos na formação.

Apenas 40 quadros portugueses poderão participar neste primeiro curso. O custo da inscrição é de 495 euros por participante, incluindo o alojamento a bordo do comboio e a alimentação durante o curso. Os custos da deslocação até Bilbau serão co-financiados até 50%, com um limite de 155 euros por participante, contra a apresentação de justificativos.

Os interessados em participar podem desde já contactar a APTMCD, na pessoa de António Belmar da Costa.

A organização deste “LIFE Rail” é uma iniciativa da Escola Europeia de Short Sea Shipping, com o apoio de várias entidades espanholas. Em Portugal, estão envolvidas a APTMCD, a CP Carga e ENIDH.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS