Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto do Funchal aberto a toda a população
A Secretária Regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, anunciou esta quinta-feira que o acesso pedonal ao Porto do Funchal está aberto a todos os madeirenses, no dia em foram inauguradas as mangas de embarque e desembarque e cinco espaços comerciais na Gare Marítima da Madeira.
Passear no Porto do Funchal é uma tradição dos madeirenses que teve de ser condicionada em 2008, quando começaram as obras de construção da Gare Marítima da Madeira e a delimitação de zonas restritas a passageiros e tripulantes, bem como o melhoramento de toda a envolvente urbanística.
Nesta quinta-feira foram inauguradas as duas mangas de embarque e desembarque de passageiros e cinco lojas – uma florista, uma tabacaria, uma loja de artesanato, outra de vinhos e um café.
Foi a última fase do projecto que visou dotar o Porto do Funchal de condições de comodidade, segurança e qualidade para receber os milhares de passageiros de navios de cruzeiro que anualmente visitam a região.
O Presidente da Administração de Portos da Madeira, Bruno Freitas, lembrou o investimento que foi feito no Porto do Funchal, com o apoio da União Europeia: cerca de 13 milhões na construção da gare e cerca de 2 milhões e 300 mil euros na compra das mangas de embarque e desembarque.
Um investimento que, na opinião do Presidente da APRAM, tem hoje um retorno superior a 50 milhões de euros anuais para a região, tendo em conta o gasto médio de passageiros e tripulantes e as receitas que advêm deste sector.