Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
COMEÇA HOJE, 1 DE JULHO
Início do serviço directo de Sines com a América do Sul
Esta sexta-feira, 1 de Julho, o Porto de Sines recebe o primeiro navio do novo serviço regular da Mediterranean Shipping Company que passará a ligar semanalmente Sines à América do Sul. Trata-se do navio MSC Carouge, com um porte de 5.000 TEU, que tocará os portos de Salvador, Rio de Janeiro, Navegantes, Paranaguá, Rio Grande, Santos e Pecem.
Em Sines este serviço terá uma dupla função, pois funcionará em grande parte como plataforma giratória das mercadorias dos serviços do Extremo Oriente para a América do Sul, e por outro lado, permitirá a movimentação de cargas entre a Europa e aquela região do globo.
Trata-se, assim, de uma nova solução logística pioneira, pois pela primeira vez são ligadas duas grandes regiões emergentes do mundo (Extremo Oriente e América do Sul) utilizando os serviços de linha regular de um porto português.
De acordo com Lídia Sequeira (na foto), presidente do Porto de Sines, "esta ligação representa um marco muito importante do crescimento sustentado do porto, pois permite juntar às ligações directas já existentes com os Estados Unidos, Canadá, México, Extremo Oriente e Turquia / Europa (norte e mediterrâneo) um novo serviço directo para a América do Sul. Cresce naturalmente o transhipment e a economia nacional passa a ter um novo serviço para aquela região, com particular importância para o mercado brasileiro".
O inicio deste serviço coincide com a conclusão das obras de alargamento do cais do Terminal XXI, que permitirá aumentar a capacidade deste terminal para cerca de 1.000.000 TEU/ano.