Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
CASTANHAS DE CAJU PARA A ÍNDIA E VIETNAME
MSC e Portline cooperam em Sines
Castanhas de caju provenientes da Guiné-Bissau estão a ser transbordadas no Terminal XXI de Sines para seguirem destino para o Vietname e Índia.
A primeira carga, de 372 contentores, foi descarregada em Sines no passado sábado. Os contentores chegaram a Portugal a bordo de um navio da Portline, para seguirem viagem para o Oriente em navios da MSC.
Para a próxima semana anuncia-se um novo carregamento de 500 contentores de castanha de caju, com a mesma proveniência e o mesmo destino.
As exportações de castanha de caju da Guiné-Bissau são um tráfego sazonal. Até ao ano passado, o transbordo desta carga era feito em Las Palmas.
A realização destes movimentos em Sines representa uma estreia do porto português como porto de transhipment entre a África e a Ásia. Mas não só. Revela igualmente a capacidade de atrair novos tráfegos e as possibilidades de cooperação que se abrem, no caso, entre a Portline e a MSC, fazendo uso da capacidade operacional do Terminal XXI de Sines.
Note-se que a Portline não escala regularmente Sines, limitando as suas operações no Continente aos portos de Leixões, Lisboa e Setúbal.
FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS