Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ria Formosa tem nova embarcação salva-vidas

O Algarve recebeu ontem, 24 de Junho, uma nova embarcação salva-vidas cuja missão é socorrer náufragos e retirar habitantes em perigo das ilhas da Ria Formosa, locais que no Verão chegam a ter quatro mil habitantes.

A nova embarcação, que ficará estacionada junto à barra Faro/Olhão, tem 8,5 metros de comprimento - mais dois que a antiga -, disse à Lusa o capitão do Porto de Olhão, Ricardo Arrabaça, explicando que o novo barco vai atingir "uma maior velocidade, resistência, autonomia e capacidade de transporte de náufragos".

As principais missões da nova embarcação salva-vidas SR37 é o socorro a náufragos no mar, numa área entre Vilamoura e a barra da Fuseta, mas também a retirada médica em casos de urgência da população residente e veraneante nas ilhas barreira Armona (núcleo habitacional da Armona), Culatra (núcleo habitacionais da Culatra, Hangares e Farol) e Barreta.

Nos meses de Verão a população nas ilhas da Ria Formosa chega a ultrapassar os quatro mil residentes.

A cerimónia de apresentação da embarcação foi presidida pelo vice-Almirante Cunha Lopes, diretor-geral da Autoridade Marítima, e contou com a presença de associações dos moradores dos diversos núcleos, associações de armadores e pescadores, IPTM e Cruz Vermelha Portuguesa.

O presidente da Câmara Municipal de Faro, o sub-diretor do Instituto de Socorros a Náufragos e representantes da Autoridade Nacional de Protecção Civil também estiveram presentes na cerimónia.