Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ÉPOCA ALTA DE CRUZEIROS NO PORTO DO FUNCHAL

Balanço muito positivo

A época alta de cruzeiros no Porto do Funchal que terminou no passado mês de Maio cresceu em todas as variantes, tendo o movimento de passageiros atingido mais de meio milhão de turistas, traduzindo-se num aumento percentual na ordem dos 12%, em comparação com a época anterior.

Os meses de Setembro a Maio do ano seguinte são a época por excelência dos cruzeiros, uma vez que é reduzido o número de navios que escala o Porto do Funchal em Junho, Julho e Agosto.

Nesta última época, o número de escalas cresceu perto dos 5%, tendo-se registado 283 escalas, mais 13 que na época anterior.

O maior aumento foi na variante de passageiros desembarcados que aumentou 66%, enquanto na de embarcados houve um aumento na ordem dos 59%.

Estes números provam o desenvolvimento do turnaround, um interface entre o aeroporto e o porto que permite ao passageiro permanecer alguns dias no destino, antes do embarque ou depois da chegada.

A Administração dos Portos da Madeira tem apostado neste segmento, bem como no combate à sazonalidade, tentando atrair mais navios para os meses de Junho, Julho e Agosto.

Nos três meses de época baixa deste ano deverão registar-se um total de 30 escalas, muitas delas do Grand Voyager que deverá totalizar 11 escalas. O que significa que mesmo nestes meses mais fracos mantém-se a tendência de crescimento, com mais cinco escalas, em relação ao ano anterior.