Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 19 DE JUNHO, EM MATOSINHOS

Fórum do Mar na EXPONOR

Matosinhos acolhe até 19 de Junho o Fórum do Mar, evento transversal que espelhará a importância económica, científica e social dos recursos marinhos para o nosso país.

Trata-se de uma realização conjunta das associações Empresarial de Portugal (AEP) e Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e Economia do Mar e engloba feira de negócios, conferência internacional e actividades de animação sociocultural e desportiva.

Até dia 19, empresas e associações empresariais, instituições de ensino superior e centros de investigação, decisores institucionais, académicos, agentes económicos e, até, clubes desportivos vão demonstrar ao país a razão de ser da prioridade nacional atribuída à economia do mar. Na Exponor, terá lugar a Feira do Mar, durante os quatro dias, e uma conferência sobre "Valorização económica e sustentabilidade dos recursos marinhos", no dia 17. Paralelamente, e também durante os quatro dias do certame, decorrerão na praia de Leça da Palmeira e no molhe Norte de Leixões, dentro e fora de água, actividades desportivas e de divulgação científica dirigidas aos mais jovens. É o caso das acções de iniciação e experimentação de desportos náuticos (vela, surf, bodyboard, kayak de mar, etc.), das oficinas científicas na praia e das visitas ao porto de Leixões e aos navios da Marinha Schultz Xavier e Creoula, entre outras.

O Fórum do Mar é a primeira de uma série de acções conjuntas que a AEP e a Oceano XXI promovem ao abrigo de um protocolo de colaboração firmado na passada semana.

As duas associações comprometeram-se, então, a juntar esforços para dinamizar as actividades económicas relacionadas com o mar, estando apostadas em promover o aprofundamento das redes de relação entre agentes económicos, estimular a apresentação de produtos e tecnologias com aplicação em meio marinho e aproveitar novas oportunidades de negócio e de cooperação, incluindo na internacionalização. Esta é, justamente, uma faceta que evidencia o potencial agregador do Fórum do Mar, o que levou os organizadores a convidar cerca de meia centena de personalidades estrangeiras ligadas ao mar, entre compradores internacionais, gestores, académicos, decisores institucionais e líderes e opinião oriundos de vários países europeus, africanos e, até, do Médio Oriente.

O evento arranca de hoje a uma semana com a Feira do Mar, certame profissional que estará aberto até ao dia 19, domingo, no pavilhão 5 da Exponor. A organização conta reunir cerca de oito dezenas de empresas nacionais. Construção e reparação naval, turismo marítimo e náutica de recreio, fileira do pescado, energia e novas tecnologias marinhas, transportes marítimos e infra-estruturas portuárias e universidades e centros de investigação e desenvolvimento serão as actividades representadas.

No segundo dia, irá ter lugar a conferência intitulada "Valorização económica e sustentabilidade dos recursos marinhos", no auditório B4 da Exponor. Deverá reunir mais de 200 participantes e terá três painéis: "Exploração e monitorização de recursos marinhos", "Potencial de valorização económica dos recursos marinhos" e "Governança e sustentabilidade dos oceanos".

Outra faceta do Fórum do Mar é o conjunto de actividades de animação que decorrerão no molhe Norte do porto de Leixões. Entre tais iniciativas, destaca-se a possibilidade de o público visitar dois navios da Marinha Portuguesa: o "NRP Schultz Xavier", nos quatro dias do evento, e o "NTM Creoula", no dia 18, sábado. Na praia de Leça da Palmeira, entretanto, haverá oficinas para crianças e jovens em idade escolar, sobre tecnologias marinhas e simulação do processo de remoção de uma "mancha negra" de petróleo da praia, apresentação de resultados dos trabalhos sobre a extensão da plataforma continental portuguesa, iniciação a várias modalidades desportivas e construção de um relógio de Sol analemático (colocado sobre areia).

Mais informações aqui







Artigos relacionados:

  • Comunidade Portuária de Aveiro presente no Fórum do Mar
  • Encerramento no Fórum do Mar, hoje, 16 de Junho, pelas 16:00
  • Exploração económica do mar acerta GPS para 41º 12'01.29 N - 8º 41'27.65 O
  • Exponor debate o Mar durante quatro dias