Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

1,88 MILHÕES

Movimento de passageiros na Ria Formosa bate recordes

O fluxo de passageiros registado nos cais da Ria Formosa, no ano de 2010, ultrapassou em 11,4 por cento o movimento verificado em 2009. Este Verão, a tendência deve continuar ascendente, muito à conta dos novos investimentos em infraestruturas.

De acordo com dados do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), de Janeiro a Dezembro de 2010 foram transportados, nas 10 carreiras fluviais da ria, cerca de 1,88 milhões de passageiros, mais 233 mil (11,4 por cento) do que em todo o ano de 2009.

A carreira Quatro Águas/Ilha de Tavira foi a que teve mais passageiros, com 550 mil viagens vendidas, em ambos os sentidos. Mas a maior surpresa registou-se no percurso entre Fuzeta Terra e Fuzeta Mar, onde a Sociedade Polis efetuou uma intervenção de limpeza e requalificação do areal.

Só nos três meses da época balnear transata, aquela carreira foi utilizada por quase 412 mil passageiros, mais 9,3 por cento do que em todo o ano de 2009, o que em parte se deveu à curiosidade dos veraneantes, que quiseram ver de perto o novo aspeto da ilha, agora sem habitações.

Em terceiro lugar do ranking está a travessia Olhão/Armona com 264 mil passageiros, seguida de perto pelos percursos Tavira/Ilha de Tavira com 221 mil e Olhão/Ilha do Farol, com 130 mil passagens vendidas.

No total, a Ria Formosa tem 22 cais geridos pelo IPTM e conta com 26 empresas marítimo-turísticas, quase metade das quais (12) registadas no concelho de Olhão, onde o acesso às praias tem de ser exclusivamente feito de barco.

O volume de passageiros está, aliás, a impulsionar a indústria da construção naval no segmento das marítimo-turísticas.

No concelho de Vila Real de Santo António, a Nautiber, empresa líder no fabrico de embarcações em fibra de vidro, tinha, no mês passado, a seu cargo, a construção de três embarcações para o tráfego de passageiros nas Ilhas da Fuzeta, Faro e Deserta.

FONTE: BARLAVENTO