Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Protocolo de Cooperação aproxima Sines e a Extremadura espanhola

A Administração do Porto de Sines (APS) e a Plataforma Logística del Suroeste Europeo (PLSWE) assinaram, em Badajoz, um Protocolo de Cooperação com o objectivo do desenvolvimento de acções que potenciem o aumento dos fluxos de mercadorias entre a Extremadura espanhola e o porto português. O acordo foi assinado por Lídia Sequeira e Agustín Plaza, Presidentes dos Conselhos de Administração da APS e da PLSWE, representando um marco determinante nas relações de cooperação iniciadas entre ambas as entidades há cerca de dois anos.

A PLSWE iniciará ainda este ano, o início da primeira fase de obras de infra-estruturação de cerca de 140 ha, com uma vocação natural para a instalação preferencial de empresas logísticas e industriais de transformação agro-industrial e de energia. No total, a PLSWE dispõe, em Badajoz, de uma área de 533 ha disponíveis para utilização.

Com a assinatura deste protocolo, Sines reforça a sua posição privilegiada como principal porta de entrada na região da Extremadura Espanhola, sendo a solução por excelência para a ligação marítima aos principais mercados internacionais para cargas com origem e destino naquela região da Península Ibérica.

A Extremadura Espanhola representa já um volume de tráfego muito interessante de contentores para o Porto de Sines e a PLSWE será um porto seco muito importante no hinterland natural de Sines, que potenciará o incremento dos fluxos de mercadorias, ficando integrado no projecto prioritário ferroviário n.º 16 da Rede Transeuropeia de Transportes que liga todo o corredor Sines / Badajoz / Madrid e além Pirenéus.

Entre outros pontos-chave, o acordo prevê a realização de um estudo para o desenvolvimento de um corredor de inovação logística entre Sines e Badajoz, um projecto aprovado no âmbito do POCTEP - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e co-financiado pela UE, através do FEDER.