Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Protocolo de Cooperação aproxima Sines e a Extremadura espanhola
A Administração do Porto de Sines (APS) e a Plataforma Logística del Suroeste Europeo (PLSWE) assinaram, em Badajoz, um Protocolo de Cooperação com o objectivo do desenvolvimento de acções que potenciem o aumento dos fluxos de mercadorias entre a Extremadura espanhola e o porto português. O acordo foi assinado por Lídia Sequeira e Agustín Plaza, Presidentes dos Conselhos de Administração da APS e da PLSWE, representando um marco determinante nas relações de cooperação iniciadas entre ambas as entidades há cerca de dois anos.
A PLSWE iniciará ainda este ano, o início da primeira fase de obras de infra-estruturação de cerca de 140 ha, com uma vocação natural para a instalação preferencial de empresas logísticas e industriais de transformação agro-industrial e de energia. No total, a PLSWE dispõe, em Badajoz, de uma área de 533 ha disponíveis para utilização.
Com a assinatura deste protocolo, Sines reforça a sua posição privilegiada como principal porta de entrada na região da Extremadura Espanhola, sendo a solução por excelência para a ligação marítima aos principais mercados internacionais para cargas com origem e destino naquela região da Península Ibérica.
A Extremadura Espanhola representa já um volume de tráfego muito interessante de contentores para o Porto de Sines e a PLSWE será um porto seco muito importante no hinterland natural de Sines, que potenciará o incremento dos fluxos de mercadorias, ficando integrado no projecto prioritário ferroviário n.º 16 da Rede Transeuropeia de Transportes que liga todo o corredor Sines / Badajoz / Madrid e além Pirenéus.
Entre outros pontos-chave, o acordo prevê a realização de um estudo para o desenvolvimento de um corredor de inovação logística entre Sines e Badajoz, um projecto aprovado no âmbito do POCTEP - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e co-financiado pela UE, através do FEDER.