Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SETÚBAL

Terminais caminham para máximos e mantêm tendência exportadora

Os terminais do Porto de Setúbal têm vindo a demonstrar, de Janeiro a Abril de 2011, conseguir manter um crescimento sustentado de 7%, associado a uma forte tendência exportadora. Neste período, já passaram pelo porto 2,4 milhões de toneladas de mercadorias o que, a manter-se este ritmo, coloca o Porto de Setúbal no caminho de novos máximos, com realce para a carga exportada que atingiu 1,3 milhões de toneladas, ou seja, 54% do total.

Para este bom resultado, têm sido relevantes os desempenhos do Terminal Multiusos Zona 1, concessionado à Tersado, e do Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport, ambos com um dos melhores resultados de sempre.

O Terminal Multiusos Zona 1 movimentou mais de 613 mil toneladas, um aumento de 9,7% comparado com o período homólogo de 2010, alavancado pelos segmentos da carga geral, com 361 mil toneladas, das quais 265 mil toneladas correspondem a carga geral fraccionada, e pelos granéis sólidos, com 232 mil toneladas.

Por sua vez, o Terminal Multiusos Zona 2 estabeleceu um recorde superando as 391 mil toneladas, um crescimento de 66,3% em relação ao mesmo período do ano transacto. Destes números, 333 mil toneladas correspondem a mercadoria exportada, o que significa 85% do total movimentado no terminal. A carga contentorizada movimentou 227 mil toneladas, num total de 25,5 mil TEU, com mais de 181 mil toneladas referentes a exportação, e a carga fraccionada atingiu as 163 mil toneladas, com 151 mil toneladas exportadas.

O Terminal Roll-on Roll-off também registou um crescimento de 30,4% no total das viaturas movimentadas no 1º quadrimestre em relação a 2010, com 55,8 mil viaturas, das quais 34,7 mil foram viaturas exportadas fabricadas pela Autoeuropa, isto é, 62,1% do total do terminal.

Neste período merecem, igualmente, destaque os terminais Sapec - Granéis Sólidos e Sapec – Granéis líquidos, que cresceram respectivamente, 53,3%, com 310 mil toneladas, e 45,8%, com 69 mil toneladas.

As mercadorias movimentadas no Porto de Setúbal que mais contribuíram para o papel exportador do porto foram o cimento com 326 mil toneladas; o clínquer com 295 mil toneladas; os concentrados de cobre e de zinco com 295 mil toneladas e os produtos metalúrgicos com 155 mil toneladas.