Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE, 1 DE JUNHO, EM FARO

Reunião do Projecto PORTONOVO, sobre a qualidade da Água em Zonas Portuárias

O projecto PORTONOVO é um projecto transnacional e multidisciplinar que tem por objectivo tratar de problemas comuns existentes em diferentes países e obter soluções no campo da qualidade da água nos Portos, tendo por base a Directiva Quadro da Água (WFD) e o conceito de águas altamente modificadas (HMW).

Hoje, 1 de Junho, pelas 0930, na Sala de Seminários da Reitoria, Universidade do Algarve no Campus Universitário de Gambelas, FARO.

Participam neste projecto o Instituto de Hidráulica Ambiental da Universidade de Cantábria (entidade coordenadora do projecto). O consórcio formado pelo Ministério do Ambiente da Região da Cantábria, Comunidade Urbana de Cherburgo, Universidades de Bordéus, Algarve, Aveiro e Queens (Belfast), o Centro Nacional para Investigação Científica em França, o Instituto Superior Técnico, AZTI Tecnalia, o CIMA e o Porto de Falmouth. Além disso o projecto PORTONOVO conta ainda com a participação de 12 parceiros associados dos quais se destacam os portos de Santander, Huelva, Bordéus Cherbourg, Belfast, Portimão e Aveiro entre outros.

Com o projecto PORTONOVO está a ser criada uma metodologia de monitorização e avaliação da qualidade da água, aplicadas especificamente a massas de água onde se desenvolvem actividades portuárias, sendo o objectivo final do projecto a instalação de um Sistema de Suporte à Decisão para a gestão das actividades em águas portuárias na área do Atlântico e propor a padronização de uma metodologia para a qualidade da água dos Portos.

Os resultados do projecto serão disseminados em www.portonovoproject.org ao público em geral e a profissionais e deverá actuar como um “observatório da qualidade das águas portuárias”.

MAIS DETALHES AQUI