Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 3 DE JULHO, EM CARRIL (PONTEVEDRA)

X Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza

Os Encontros de Embarcações Tradicionais de Galicia são uma das actividades mais importantes organizadas pela Federação Galega e pela Cultura Marítima e Fluvial (FGCMF). Em 2011 chegou a sua décima edição. Os Encontros constituem a grande festa da cultura do mar de Galiza.

Em cada dois anos reúnem-se numa vila piscatória galega embarcações tradicionais e tripulações chegadas de toda a comunidade e de outros portos peninsulares e europeus para celebrarem uma grande reunião festiva, de exibição e reivindicação do património marítimo.
O primeiro Encontro celebrou-se em Ribeira (1993), aos que se seguiram Coruxo (1995), O Grove (1997), Rianxo (1999), Poio (2001), Illa de Arousa (2003), Cambados (2005), Ferrol (2007) e Muros (2009), ata chegar a este décimo que terá lugar em Carril em 2011.

Às actividades de lazer juntam-se, durante estes dias, jornadas técnicas sobre distintas facetas e possibilidades do património, assim como colóquios, exposições e um sem fim de actividades em torno ao mar e a sua cultura.

Actividades
O Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza é um evento com amplo conteúdo etnográfico e cultural, dotado ademais de uma componente lúdica.
Património material e imaterial reúne-se por uns dias para se promoverem.
Pelo que o Encontro é também um atractivo turístico que contribui para a coesão social e projecta parte dos valores culturais de Galiza.
Neste sentido, para além da chegada e estacionamento das embarcações, o Encontro acolhe outra serie de actividades de carácter lúdico e cultural como:
* Ambientação e desfiles nas ruas de Carril com ampla participação popular.
* Jornadas técnicas.
* Saídas de navegação e exposição das embarcações tradicionais, assim como visitas guiadas e explicativas nas zonas de amarração das mesmas.
* Colóquios relacionados com a cultura marítima.
* Música em palcos e nas tabernas.
* Exposições: de fotografias, maquetismo naval, sobre a illa de Cortegada (pertencente ao Parque Nacional das Illas Atlânticas), etc.
* Outras manifestações culturais: Apresentação de publicações, jogos infantis, artesanato, etc.

Para saber mais